Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.
O transtorno de pesadelo afeta cerca de 4% dos adultos, e pode ocorrer isoladamente ou como parte de outros distúrbios, como o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Em junho, a American Academy of Sleep Medicine atualizou suas diretrizes para o tratamento do transtorno de pesadelo em adultos.
Na publicação, os autores destacam que a decisão por qualquer tratamento deve ser feito pelo médico, com base nas circunstâncias individuais apresentadas pelo paciente, opções de tratamento acessíveis e dos recursos disponíveis. As principais recomendações são:
Tratamento de pesadelos e transtornos de pesadelo associados ao TEPT
– Para o tratamento de pesadelos e transtornos de pesadelo associados ao TEPT, recomenda-se a terapia de ensaio de imagem. Outras terapias que podem ser utilizadas:
- Terapia comportamental cognitiva;
- Dessensibilização e reprocessamento por movimentos oculares (EMDR);
- Antipsicóticos atípicos: olanzapina, risperidona e aripiprazol;
- Clonidina;
- Cipro-heptadina;
- Fluvoxamina;
- Gabapentina;
- Nabilona;
- Fenelzina;
- Prazosina;
- Topiramato;
- Trazodona;
- Antidepressivos tricíclicos.
Tratamento de pesadelos e transtornos de pesadelo NÃO associados ao TEPT:
– As terapias que podem ser usadas para o tratamento do transtorno de pesadelo incluem terapia comportamental cognitiva; hipnose; terapia de sonho lúcido; relaxamento muscular progressivo; terapia dinâmica do sono; terapia de autoexposição; dessensibilização sistemática; nitrazepam; prazosina; e triazolam.
– A academia americana não recomenda o uso de clonazepam e venlafaxina.
LEIA MAIS: Transtornos do sono – entenda as diferenças entre eles
*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED
Referências:
- Morgenthaler TI, Auerbach S, Casey KR, Kristo D, Maganti R, Ramar K, Zak R, Kartje R. Position paper for the treatment of nightmare disorder in adults: an American Academy of Sleep Medicine position paper. J Clin Sleep Med. 2018;14(6):1041–1055.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.