Criada há 24 anos, a lista de doenças relacionadas ao trabalho foi atualizada pelo Ministério da Saúde com a inclusão de 165 novas patologias causadoras de danos à integridade física ou mental dos trabalhadores.
As novas condições incluem covid-19, doenças de saúde mental, distúrbios músculoesqueléticos e alguns tipos de cânceres. Ao todo a lista possui 347 códigos diagnósticos.
Segundo o Ministério da Saúde “As mudanças na lista vão contribuir para a estruturação de medidas de assistência e vigilância que possibilitem locais de trabalhos mais seguros e saudáveis. A nova lista atenderá toda a população trabalhadora, independentemente de ser urbana ou rural, ou da forma de inserção no mercado de trabalho, seja formal ou informal.”
Saiba mais: Psicoterapias para o transtorno de ansiedade generalizada em adultos
Saúde do trabalho
De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), entre 2007 e 2022, só no SUS, foram atendidos 3 milhões de trabalhadores com alguma doença ocupacional, sendo que 52,9% dos casos foram graves. Em 2023 já são quase 400 mil notificações.
Os dados do período analisado mostram que a maior parte dos enfermidades são geradas por exposição a material biológico, seguido de contato com animais peçonhentos e lesões por esforços repetitivos (LER)
Leia também: Evidência da psicoterapia psicodinâmica para transtornos mentais
Anúncio da atualização
A lista com as novas doenças relacionadas foi apresentada durante encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast), criada em 2002, e que conta com 2015 unidades, atuando na integração das ações do Ministério da Saúde relacionados à saúde do trabalhador, com as secretarias de saúde de estados, municípios e do Distrito Federal.
Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.