Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.
Durante o World Congress of Gastroenterology 2017, pesquisadores apresentaram um estudo indicando que o uso de anti-histamínico (Benadryl), além dos sedativos convencionais, durante a colonoscopia diminui a dor e melhora a qualidade da sedação.
Para chegar nessa conclusão, pesquisadores randomizaram 119 pacientes de um hospital em Oklahoma, entre 2014 e 2016. Todos os pacientes usavam opioides crônicos (definidos como, pelo menos, 5 mg de morfina ou seu equivalente por, pelo menos, 3 dias por semana por mais de 3 meses ) e foram agendados para serem submetidos a uma colonoscopia.
Antes do procedimento, os participantes receberam fentanil intravenoso e midazolam + 50 mg de difenidramina ou placebo. A qualidade da sedação foi então avaliada categoricamente e quantitativamente em uma escala de pontos.
A difenidramina melhorou os escores do paciente para dor em comparação com o placebo (média de 2.05 vs. 3,09) e amnésia (7,8 vs. 6,5; p = 0,047 para ambas as comparações). Além disso, episódios de hipotensão foram mais comuns nos pacientes que receberam placebo. Não houve diferenças significativas no tempo de indução, duração do procedimento ou tempo de recuperação entre os grupos.
Veja também: ‘Quais práticas conduzem aos melhores resultados em crianças submetidas à sedação?’
*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED
Referências:
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.