A prevenção de infecções sexuais transmissíveis (IST) e de gravidez indesejada conta com diversas ferramentas para suporte ao paciente. Conhecer as ferramentas adequadas a esses cenários e orientar adequadamente o melhor caminho para o acesso é parte de um bom atendimento humanizado.
Na atenção primária prevenção de ISTs e de gravidezes indesejadas são parte importante da rotina de atenção integral à saúde e é um assunto importante ao longo de todos os ciclos de vida a partir da adolescência.
Abordar comportamento sexual no consultório pode ser um tabu, especialmente em situações em que possa haver uma suposição de julgamento social sobre a procura de profilaxias pós-exposição. Por isso, construir um ambiente de segurança psicológica é parte das tarefas nesse tipo de atendimento.
Neste episódio, Marcelo Gobbo, médico de família e editor-médico do Portal, fala sobre a abordagem de pacientes que buscam profilaxia pós-exposição sexual de risco.
Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso canal no Spotify!
Tópicos abordados no episódio:
- O que é considerado exposição de risco
- Quais riscos estão ligados a ISTs
- Quais riscos estão ligados à gravidez indesejada
- Cuidados em situação de exposição possivelmente ligados à violência
- Protocolo de manejo pós-exposição
Veja também: Podcast #105: Saúde da mulher e a busca pela redução da mortalidade materna
Siga também a Afya no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube
Autoria

Marcelo Gobbo Jr
Editor de Medicina de Família e Comunidade da Afya ⦁ Médico de Família e Comunidade pela Fundação Pio XII ⦁ Docente de Comunicação, Profissionalismo e Humanização em Saúde no IMEPAC Araguari ⦁ Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ⦁ Idealizador do programa “Hora da Saúde” ⦁ Instagram: <a href="http://www.instagram.com/mgobbojr" target="_blank" rel="noopener">@mgobbojr</a>
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.