Logotipo Afya
Anúncio
Pediatria5 junho 2021

WCPGHAN 2021: pancreatite aguda na pediatria em tempos de Covid-19

Um trabalho apresentado no WCPGHAN 2021 trouxe uma reflexão sobre a incidência de pancreatite aguda em pediatria na pandemia da Covid-19.
Por Jôbert Neves

A compreensão sobre a infecção pelo SARS-CoV-2, vírus responsável pela Covid-19, tem se tornado cada vez mais clara, apesar do surgimento contínuo de novas informações e publicações sobre o tema. Já é claro, por exemplo, que há a presença de receptores ECA-2 (receptor da enzima conversora de angiotensina-2), no epitélio respiratório, trato gastrointestinal (TGI) e também nos tecidos pancreáticos.

Fernanda Monge Urrea et al. apresentaram um trabalho no 6th World Congress of Pediatric Gastroenterology, Hepatology and Nutrition 2021 (WCPGHAN 2021), que trouxe uma reflexão sobre a incidência de pancreatite aguda (PA) em pacientes pediátricos durante a pandemia da Covid-19, uma experiência de um serviço mexicano de referência.

médico consultando criança com pancreatite em tempos de covid-19

Pancreatite e Covid-19

Foi realizada uma análise retrospectiva dos casos de pacientes com idades entre 0 e 18 anos, internados e diagnosticados com PA, utilizando o critério INSPIRRE (INternational Study Group of Pediatric Pancreatitis: In search for a cuRE), entre janeiro de 2014 e dezembro de 2020.

O resultados obtidos foram:

  • Um total de 57 pacientes foi diagnosticado com PA nesse período;
  • Desses pacientes, 21 (37%) foram diagnosticados em 2020;
  • A mediana de idade foi de 145 meses (cerca de 12 anos de idade);
  • Entre 2014-2019: predomínio de obstrução biliar como etiologia;
  • Em 2020: a causa idiopática passa a predominar como etiologia da PA;
  • Dos 21 pacientes com diagnóstico de PA em 2020, apenas 4 realizaram teste de PCR para Covid-19, sendo dois positivos (50%), e dois pacientes realizaram testes de sorologia para Covid-19, sendo todos negativos (100%).

Discussão e conclusão

Em 2020, esse grupo mexicano de pesquisadores, identificaram o crescente número de etiologia idiopática como causa da PA. Um ponto importante de discussão é que, infelizmente, não foi possível testar todos os pacientes com sorologia e/ou PCR para Covid-19, ficando esses pacientes com o diagnóstico de causa não definida.

O trabalho também fomenta a discussão da importância de se realizar o teste para Covid-19 em pacientes com sintomas do TGI mesmo na ausência de sintomas respiratórios, devido à múltipla ação do SARS-CoV-2 nos diversos sistemas.

Veja mais do WCPGHAN 2021:

 

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Pediatria