A avaliação nutrológica do paciente é fundamental para detectar indivíduos em risco nutricional. Ela deve ser feita em todas as faixas etárias, através da anamnese, exames físico e bioquímico e história familiar.
A avaliação é diferente para cada faixa etária. Veja as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria para cada caso:
RECÉM-NASCIDO (0 a 30 dias)
Anamnese:
Idade gestacional, intercorrências na gestação, peso e comprimento de nascimento, internações em berçário ou UTI. Leite materno exclusivo desde o nascimento. Uso de vitaminas, minerais ou outras medicações. Antropometria dos pais. Local onde dorme (berço sozinho, cama dos pais). Idade cronológica e idade corrigida caso seja prematuro.
Exame físico:
- Peso, comprimento, perímetros cefálico, torácico e abdominal. Verificar tamanho das fontanelas
- Observação da mamada
LACTENTE (1 a 2 anos)
Anamnese:
Se for a primeira consulta, repetir os questionamentos da fase recém-nascido + aleitamento materno, por quanto tempo exclusivo e complementado. Uso de mamadeiras ou copinho: como é o preparo, com qual leite, quantas vezes. Início da alimentação complementar: com que idade, como foi realizada, o que foi oferecido, forma de apresentação da papinha, consistência, variação do cardápio. Como é a alimentação atual. Adição de açúcar e sal. Quais atividades lúdicas são desenvolvidas pela criança. Hábito de sono (dorme quantas horas por noite e se existem cochilos diurnos).
Exame físico:
- Peso, comprimento, IMC, perímetros cefálico, torácico e abdominal. Verificar tamanho das fontanelas
- Velocidade de crescimento
- Desenvolvimento neuropsicomotor e social
- Pressão arterial
- Observação da mamada: em aleitamento materno, ou na mamadeira ou no copinho
Exames laboratoriais:
Na avaliação do estado nutricional alguns exames podem ser solicitados como: hemograma; ferritina; glicemia; perfil lipídico (colesterol total e frações – HDL-C, LDL-C, VLDL-C; triglicérides).
PRÉ-ESCOLAR (2 a 5 anos) E ESCOLAR (5 a 10 anos)
Anamnese:
Se for primeira consulta, repetir os questionamentos sobre a fase de lactente + tempo de tela (computador, videogames, jogos eletrônicos, tablets, televisão e celular). Atividade física lúdica ou programada (frequência, duração e intensidade). Quais as atividades na escola. Tem alguma dificuldade? Pratica algum esporte?
Exame físico:
- Peso, estatura, IMC
- Desenvolvimento neuropsicomotor
- Velocidade de crescimento (VC)
- Pressão arterial
ADOLESCÊNCIA (10 a 19 anos):
Anamnese:
Se for a primeira consulta, repetir questionamentos das fases anteriores + recursos econômicos (compra lanche e alimentos? lancha em cantinas de escola? qual a frequência?). Comportamento: relacionamento com amigos, rendimento escolar, atividades físicas e de lazer e frequência a fast-foods e praças de alimentação. Consumo de álcool, anabolizantes e suplementos, tabagismo e uso de drogas ilícitas.
Exame físico:
- Peso, estatura, IMC, circunferência abdominal
- Pressão arterial
- Avaliação do estadiamento puberal (Tanner). Pode-se solicitar que o adolescente aponte na figura em qual se enquadra.
- Percepção da imagem corporal
Dra. Ana Carolina Pomodoro, médica pediatra e professora da UERJ, comenta a importância da avaliação nutrológica:
“Cada vez mais vivenciamos a epidemia da obesidade infantil em nosso país. A avaliação nutrológica se mostra de grande valia para detectarmos aqueles que estão em risco nutricional, buscando traçar estratégias de prevenção ou tratamento, além de acompanhar todos para que alcancem ou mantenham as condições de normalidade.
O profissional deve sempre estar atento, em todas as faixas etárias, aos itens mais importantes da anamnese e do exame físico, fazendo as anotações nos gráficos correspondentes. Esses instrumentos auxiliam muito na compreensão da família em relação ao que realmente está acontecendo com sua criança / adolescente, facilitando a adesão da mesma ao tratamento, parte fundamental para o sucesso almejado”, finaliza Dra. Ana.
Referências:
- https://www.sbp.com.br/src/uploads/2012/12/Nutrologia-GuiaPratico-AvalNutrol-Consultorio-final-site-18nov16ok.pdf
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