Logotipo Afya

Produzido por

Anúncio
Pediatria23 dezembro 2024

Vamos entender mais sobre a Dexmedetomidina (precedex)

Dexmedetomidina é um agonista dos receptores adrenérgicos α2 central, semelhante à clonidina. A dexmedetomidina não possui efeitos depressores respiratórios e produz ansiólise, sedação, leve analgesia e simpatólise.  A dexmedetomidina é frequentemente utilizada para sedação em pacientes na UTI e para procedimentos.  A administração rápida pode causar hipertensão e bradicardia, enquanto infusões contínuas podem causar hipotensão …

Por Lygia Lauand

Dexmedetomidina é um agonista dos receptores adrenérgicos α2 central, semelhante à clonidina. A dexmedetomidina não possui efeitos depressores respiratórios e produz ansiólise, sedação, leve analgesia e simpatólise. 

A dexmedetomidina é frequentemente utilizada para sedação em pacientes na UTI e para procedimentos. 

A administração rápida pode causar hipertensão e bradicardia, enquanto infusões contínuas podem causar hipotensão e bradicardia. 

Dose inicial: 1 a 2mcg/kg em 10 minutos e manutenção de sedação de 1 a 2mcg/kg/h. A dose pode ser repetida e quando usado sozinha, pode chegar a até 3mcg/kg. 

A dexmedetomidina deve ser evitada em pacientes que estão recebendo digoxina ou outros medicamentos que atuam no nó atrioventricular ou com anormalidades na condução cardíaca (por exemplo, disfunção do nó sinusal)

Autoria

Foto de Lygia Lauand

Lygia Lauand

Lygia é gastropediatra e médica assistente do departamento de pediatria, puericultura e gastroenterologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e preceptora dos residentes.  Certificada pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Federação Brasileira de Gastroenterologia, faz parte do Departamento Científico de Gastroenterologia Pediátrica da Sociedade Paulista de Pediatria.  Desde 2017 é professora de pediatria do grupo Afya Educacional e redatora Pedpapers. 

anuncio pedpapers

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Pediatria