Em 2024 o ministério da saúde atualizou os esquemas de quimioprofilaxia primária para recém-nascidos (RN) que coabitam com adultos bacilíferos e também atualizaram o esquema de tratamento da tuberculose latente (ILTB) para crianças menores de 10 anos. Em relação à quimioprofilaxia primária do RN, a recomendação atual é não fazer a vacina BCG ao …
19 MAIO 2025
Em relação aos benefícios do aleitamento materno na prevenção de alergias, alguns estudos têm demonstrado efeito protetor para eczemas, asma e rinite alérgica. As evidências mostram que quanto maior o tempo de amamentação, maior a proteção. Apenas 0,5% a 1% dos bebês exclusivamente amamentados desenvolverão alergia às proteínas do leite de vaca mais tarde. Esses …
12 FEVEREIRO 2025
Alguns dos alicerces da alimentação saudável e sustentável são: -adesão às recomendações de aleitamento materno; -época de introdução, frequência, diversidade e tipo de alimentos consumidos durante a fase de alimentação complementar; -a forma como a criança é alimentada; -o respeito aos aspectos culturais, regionais e educação das famílias O leite materno deve ser mantido …
3 FEVEREIRO 2025
O midazolam é o benzodiazepínico mais comumente usado em sedação pediátrica. De ação curta e solúvel em água, pode ser injetado sem causar dor. É um potente hipnótico-ansiólitico-anticonvulsivante e é aproximadamente quatro vezes mais potente que o diazepam. Causa sedação mas não analgesia. O midazolam pode ser administrado por via oral, nasal, retal, intravenosa ou …
14 JANEIRO 2025
Dexmedetomidina é um agonista dos receptores adrenérgicos α2 central, semelhante à clonidina. A dexmedetomidina não possui efeitos depressores respiratórios e produz ansiólise, sedação, leve analgesia e simpatólise. A dexmedetomidina é frequentemente utilizada para sedação em pacientes na UTI e para procedimentos. A administração rápida pode causar hipertensão e bradicardia, enquanto infusões contínuas podem causar hipotensão …
23 DEZEMBRO 2024
O propofol é o agente sedativo hipnótico mais comumente administrado. Com doses de indução 2 a 5 mg/kg, o propofol rapidamente produz inconsciência. O propofol pode causar queimação e coceira no local da injeção. Promove sedação mas não analgesia. Quando associado à outras drogas como ketamina, morfina ou fentanil, a dose inicial em bolus deve …
10 DEZEMBRO 2024
Os opioides são analgésicos excelentes para procedimentos dolorosos e dor pós-procedimento. No entanto, eles são depressores respiratórios que suprimem a resposta ao CO2 e podem causar apneia. O fentanil é um opioide sintético potente com uma duração de ação mais curta e um perfil hemodinâmico mais estável do que a morfina. O fentanil atenua a …
7 NOVEMBRO 2024
Enquanto os socorristas seguem com a RCP (15 compressões:2 ventilações), o paciente deve ser monitorizado com monitor cardíaco e oximetria de pulso. Deve-se rapidamente obter um acesso periférico (venoso ou intraósseo) para receber as medicações durante a reanimação. A ventilação deve ser feita com bolsa-valva-máscara e oxigênio a 100%. Deve-se assim que possível garantir …
22 OUTUBRO 2024
Vamos entender mais sobre o Etomidato
3 OUTUBRO 2024
Qual o tempo preconizado de jejum pré-operatório?
16 SETEMBRO 2024