Na postagem desta semana da série de divulgação de publicações científicas das revistas Afya, destacamos o artigo “Transtorno do espectro do autismo: Uma revisão integrativa”, um trabalho de revisão integrativa publicado na Revista da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, em 2023.
Logo abaixo você consegue acessar o artigo na revista! Ou baixar o PDF completo, na íntegra, gratuitamente.
O que apresenta o artigo?
Os autores desenvolveram uma revisão integrativa, utilizando as bases de dados PUBMED e BVS. A amostra desta revisão foi constituída ao final por onze artigos científicos, selecionados pelos critérios de inclusão previamente estabelecidos. O estudo teve como objetivo investigar o acervo científico atual relacionado ao Transtorno do Espectro do Autismo quanto a sua história, sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerado uma desordem do neurodesenvolvimento caracterizada por prejuízo na comunicação e interação social, comportamentos repetitivos e estereotipados e um repertório restrito de interesses e atividades. As anormalidades no desenvolvimento também são características do autismo, as quais podem ser detectadas nos primeiros três anos de vida e persistir até a idade adulta.
Leia mais: Prevalência do transtorno do espectro autista em crianças
O estudo apontou temas relevantes para atualização dos profissionais que atuam na área do autismo, desde o contexto histórico, sinais e sintomas, o uso de escalas para diagnóstico e os tratamentos utilizados para intervenção nas habilidades de comunicação, interação social e comportamental.
Baixe o conteúdo gratuitamente! Clique no botão azul abaixo.
Autores:
Tamara Albuquerque Leite Guedes
Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba
Karla Alves Carlos
Psicóloga da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência – FUNAD
Anacaroline Rosas Leal de Albuquerque
Pedagoga, Supervisora e coordenadora pedagógica nas turmas de pós graduação do CINTEP Faculdades
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.