O sangramento retal em crianças é uma causa comum de atendimentos em emergências e hospitalizações. Ele pode ocorrer de forma aguda ou insidiosa e pode ser decorrente de diversas doenças do trato gastrintestinal.
O pólipo juvenil é a principal causa de sangramento retal em crianças e adolescentes saudáveis. O aspecto dessas crianças é saudável, o sangramento é intermitente, em pequena quantidade, não doloroso e associado à evacuação. Em alguns casos, é possível sentir o pólipo pelo exame de toque retal. O tratamento é feito com polipectomia através de retossigmoidoscopia ou colonoscopia.
Autoria

Lygia Lauand
Lygia é gastropediatra e médica assistente do departamento de pediatria, puericultura e gastroenterologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e preceptora dos residentes. Certificada pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Federação Brasileira de Gastroenterologia, faz parte do Departamento Científico de Gastroenterologia Pediátrica da Sociedade Paulista de Pediatria. Desde 2017 é professora de pediatria do grupo Afya Educacional e redatora Pedpapers.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.
