O Ministério da Saúde anunciou a segunda edição do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI), pesquisa que coletará dados sobre aleitamento materno, hábitos alimentares, peso, altura e deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras (até seis anos) e de suas mães.
Conduzido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com participação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da universidades federais do Pará (UFPA), do Paraná (UFPR) e de Goiás (UFG), o inquérito populacional visitará 15 mil domicílios por todo território nacional.
Leia também: Orientações sobre o manejo da constipação intestinal em crianças
O ENANI 2024 começará em 29 de abril com o primeiro ciclo de entrevistas a serem realizadas em municípios dos seguintes estados Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rondônia, Tocantins, Acre, Amazonas e Amapá. Até novembro deste ano outros estados passarão pela iniciativa.
Informações coletadas
Durantes as visitas, além das informações nutricionais e medições corporais, serão agendadas encontros posteriores para coleta de sangue para realização de hemograma completo. Essas amostras serão utilizadas para verificação das deficiências de vitaminas e minerais e serão reunidas em um biorrepositório para análises futuras.
De acordo com Gilberto Kac, coordenador nacional da pesquisa, a iniciativa também será importante para levantar o cenário alimentar e nutricional das crianças brasileiras pós pandemia de covid-19. “Conhecer esse cenário nos permitirá apoiar o redirecionamento de políticas públicas. Além de contribuir com a orientação de ações em nível nacional, o estudo fornecerá evidências que, somadas às produzidas em outros países, serão úteis para compreender os impactos da pandemia globalmente”, afirmou.
Saiba mais: Cobertura vacinal da população infantil aumenta, mas ainda está longe da meta
ENANI 2019
O primeiro ENANI foi realizado entre fevereiro de 2019 a março de 2020. Antes de ser interrompido pela pandemia coletou dados de 14.558 crianças com os quais gerou relatórios sete relatórios sobre alimentação e nutrição infantil que por sua vez basearam dezenas de artigos.
Os relatórios e artigos podem ser acessados através destes links:
*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal Afya.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.