Logotipo Afya
Anúncio
Pediatria3 maio 2024

Pesquisa investigará saúde e nutrição de crianças até 6 anos no Brasil

Parceria entre Ministério da Saúde e universidades federais realizará visitas domiciliares para coleta de dados alimentares.

O Ministério da Saúde anunciou a segunda edição do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI), pesquisa que coletará dados sobre aleitamento materno, hábitos alimentares, peso, altura e deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras (até seis anos) e de suas mães.  

Conduzido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com participação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da universidades federais do Pará (UFPA), do Paraná (UFPR) e de Goiás (UFG), o inquérito populacional visitará 15 mil domicílios por todo território nacional.  

Leia também: Orientações sobre o manejo da constipação intestinal em crianças 

O ENANI 2024 começará em 29 de abril com o primeiro ciclo de entrevistas a serem realizadas em municípios dos seguintes estados Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rondônia, Tocantins, Acre, Amazonas e Amapá. Até novembro deste ano outros estados passarão pela iniciativa. 

Amamentação prolongada

Informações coletadas 

Durantes as visitas, além das informações nutricionais e medições corporais, serão agendadas encontros posteriores para coleta de sangue para realização de hemograma completo. Essas amostras serão utilizadas para verificação das deficiências de vitaminas e minerais e serão reunidas em um biorrepositório para análises futuras. 

De acordo com Gilberto Kac, coordenador nacional da pesquisa, a iniciativa também será importante para levantar o cenário alimentar e nutricional das crianças brasileiras pós pandemia de covid-19. “Conhecer esse cenário nos permitirá apoiar o redirecionamento de políticas públicas. Além de contribuir com a orientação de ações em nível nacional, o estudo fornecerá evidências que, somadas às produzidas em outros países, serão úteis para compreender os impactos da pandemia globalmente”, afirmou. 

Saiba mais: Cobertura vacinal da população infantil aumenta, mas ainda está longe da meta 

ENANI 2019 

O primeiro ENANI foi realizado entre fevereiro de 2019 a março de 2020. Antes de ser interrompido pela pandemia coletou dados de 14.558 crianças com os quais gerou relatórios sete relatórios sobre alimentação e nutrição infantil que por sua vez basearam dezenas de artigos. 

Os relatórios e artigos podem ser acessados através destes links: 

*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal Afya.

Autoria

Foto de Augusto Coutinho

Augusto Coutinho

Jornalista formado pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) em 2009, com extensão em Produção Editorial (UNESP) e Planejamento Digital (M2BR Academy).

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Saúde