Essa semana no portal da PEBMED falamos sobre amamentação e o risco de AVC e doença cardíaca. Por isso, em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook Clinical Decision, trazemos os 10 pilares do aleitamento materno.
Veja mais condutas médicas em Pediatria no Whitebook Clinical Decision!
Introdução: o leite materno é o alimento padrão de referência para o recém-nascido (RN) e deve ser dado de maneira exclusiva até o sexto mês de vida e complementar até os 2 anos de idade no mínimo. Seu estímulo deve ser feito desde o momento do pós parto imediato por todos profissionais de saúde envolvidos, salvo em casos de contraindicações. Em 1990, foram elaborados os “Dez passos para o sucesso do aleitamento materno”, descritos na Iniciativa Hospital Amigo da Criança.
1. Ter uma norma escrita sobre aleitamento, que deveria ser rotineiramente transmitida a toda a equipe de cuidados de saúde.
2. Treinar toda a equipe de saúde, capacitando-a para implementar essa norma.
3. Informar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento.
4. Ajudar as mães a iniciar o aleitamento na primeira meia hora após o nascimento.
5. Mostrar às mães como amamentar e manter a lactação mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.
6. Não dar a recém-nascidos nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tal procedimento seja indicado pelo médico.
7. Praticar o alojamento conjunto, ou seja, permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia.
8. Encorajar o aleitamento sob livre demanda.
9. Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas ao seio.
10. Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio ao aleitamento, aos quais as mães deverão ser encaminhadas por ocasião da alta do hospital ou ambulatório.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.