Logotipo Afya
Anúncio
Nefrologia26 maio 2021

Lesão renal aguda em pacientes pediátricos e adultos com Covid-19 na UTI

Há uma prevalência crescente de envolvimento multissistêmico, incluindo a lesão renal aguda, entre outras manifestações renais na Covid-19.

Sabemos que a maioria das crianças com infecção por SARS-CoV-2 se apresentam assintomáticas ou com formas clínicas leves. Entretanto, há uma prevalência crescente de envolvimento multissistêmico, incluindo a lesão renal aguda (LRA), entre outras manifestações renais na Covid-19.

Em cerca de 25% dos adultos, ocorrem manifestações renais da Covid-19, como a LRA. Porém, quando se fala da faixa etária pediátrica, há poucos dados coletados sobre a epidemiologia, fatores de risco associados, tratamentos e mortalidade nesses pacientes admitidos em Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP). 

Leia também: Orientações sobre a lesão renal aguda em pacientes com Covid-19

Lesão renal aguda em pacientes pediátricos e adultos com Covid-19 na UTI

Estudo recente

Esse foi justamente o objetivo de um estudo publicado em abril de 2021 no Pediatric Nephrology, em que foi realizada uma revisão sistemática e meta-análise para avaliar a incidência de LRA, mortalidade associada, necessidade de terapia renal substitutiva (TRS) e desfechos na população pediátrica com Covid-19. 

Na análise das literaturas selecionadas, o tamanho geral da amostra de crianças positivas para Covid-19 foi de 1.247 e a mediana de idade foi de 9,1 anos. Em 30,51%, houve incidência de LRA, com apenas 0,56% desses pacientes recebendo TRS. Já a mortalidade foi de 2,55% entre todos os pacientes pediátricos Covid-19 positivos e a incidência de síndrome inflamatória multissistêmica em pediatria (SIM-P) foi de 74,29% entre os pacientes Covid-19 positivos.

Foi realizada uma subanálise para avaliar a incidência de LRA nos pacientes adultos com Covid-19 e, assim, comparar esses dados com os dados encontrados na faixa etária pediátrica. A idade média nos adultos positivos para Covid-19 e em LRA foi de 61 anos, com uma proporção de casos no sexo masculino de 56,2% em crianças e 60,9% em adultos, ou seja, bem semelhante. No entanto, 26,7% das crianças tinham, pelo menos, uma comorbidade preexistente, contra 40,9% dos adultos. 

A mortalidade mediana entre os pacientes Covid-19 positivos foi significativamente menor entre os pacientes pediátricos (1,9%) em comparação aos adultos (14,9%). Em relação à TRS entre os pacientes Covid-19 positivos, houve necessidade de sua utilização em 0,2% dos pacientes pediátricos, taxa bem menor quando comparada aos 8% dos adultos.

Saiba mais: Quais as consequências cardiovasculares da Lesão Renal Aguda?

Os dados encontrados sugerem que os sintomas relacionados à infecção pelo SARS-CoV-2 são menos graves em crianças quando comparados aos adultos, o que pode ser atribuído devido a uma resposta imune inata mais desenvolvida e até mesmo pelo fato das crianças terem menos comorbidades associadas. Além disso, o estudo discute ainda que as diferenças na distribuição, maturação e funcionamento dos receptores virais nas crianças podem contribuir potencialmente para a redução da suscetibilidade delas às doenças graves. 

Mensagem final

Os próprios autores descrevem que há limitações no estudo, como a escassez de dados na literatura e o consequente tamanho pequeno da amostra analisada devido a dados muito recentes de Covid-19 e LRA e, por isso, estudos adicionais precisam ser feitos para confirmar. No entanto, uma comparação forte entre a epidemiologia de pacientes adultos e pediátricos com Covid-19 é sugerida. Sendo assim, a LRA tem se mostrado um fator prognóstico negativo, tanto em pacientes pediátricos como adultos com COVID-19, com altas taxas de incidência e de mortalidade. 

Referências bibliográficas:

  • Raina R, Chakraborty R, Mawby I, Agarwal N, Sethi S, Forbes M. Critical analysis of acute kidney injury in pediatric COVID-19 patients in the intensive care unit [published online ahead of print, 2021 Apr 29]. Pediatr Nephrol. 2021;1-12. doi:10.1007/s00467-021-05084-x

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Pediatria