O HIV é um problema de saúde pública e impacta na morbidade neonatal, ao se considerar o maior risco de desfechos adversos perinatais em filhos de mães soropositivas. Neste contexto, um estudo do tipo revisão sistemática e meta-análise buscou analisar os efeitos da infecção materna pelo HIV sobre os desfechos neonatais na África Subsaariana, região com alta prevalência de mulheres convivendo com o vírus. Estudos observacionais como os ensaios clínicos randomizados, coorte e caso-controle, publicados no período de janeiro de 2012 a janeiro de 2024, foram incluídos na análise, sendo 19 considerados elegíveis.
As principais variáveis analisadas foram as seguintes: baixo peso ao nascer (inferior a 2.500 g), nascimento pré-termo (idade gestacional inferior a trinta e sete semanas) e morte neonatal (antes dos 28 dias de vida).
Leia também: Causas de falso-positivo em testes de HIV
Resultados
No que concerne aos resultados, foi observado que os neonatos de mães soropositivas tinham 9,68 vezes mais chance de baixo peso ao nascer em detrimento daqueles de mães sem o vírus HIV. Ademais, mães com HIV tinham 1,51 vezes mais chance de ter bebês prematuros quando comparadas àquelas sem infecção. Em relação ao desfecho “morte perinatal”, a infecção materna pelo HIV não foi identificada como um fator de risco significativo.
Conclusão
Por fim, o estudo concluiu que a infecção materna por HIV tem impactado nos desfechos perinatais negativos na África Subsaariana, como o aumento do risco de baixo peso ao nascer e prematuridade.
Saiba mais: IAS 2024: o próximo paciente de Berlim – mais um caso de cura de HIV
Mensagem prática
Neste sentido, cabe destacar a importância de fortalecer o cuidado pré-natal de qualidade, atentando para as singularidades deste e vulnerabilidades de mães que convivem com o HIV. Ademais, é imprescindível reforçar a necessidade de adesão aos antirretrovirais durante a gestação e minimizar as barreiras de acesso aos cuidados em saúde.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.