Entre os motivos mais frequentes pelos quais as famílias buscam atendimento médico para seus filhos estão as queixas dermatológicas. Essas condições geralmente são desafiadoras devido às variações na apresentação morfológica, à dificuldade da criança em comunicar seus sintomas e às semelhanças entre muitas lesões. Essa complexidade pode, infelizmente, resultar em maior morbidade devido ao tratamento incorreto ou atrasado e a encaminhamentos urgentes desnecessários para dermatologistas.
Em um estudo publicado no Journal of Pediatrics, pesquisadores de Boston e Toronto analisaram o desenvolvimento de habilidades de diagnóstico por pediatras para casos baseados em imagens dermatológicas com relação à atribuição de urgência, categoria morfológica e diagnóstico específico, usando uma ferramenta de aprendizagem e avaliação baseada na web. Foram avaliadas também as variáveis de nível de caso associadas a erro de diagnóstico.
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Metodologia
Trata-se de um estudo multicêntrico, prospectivo e transversal. Foi utilizada uma amostra de conveniência de estagiários de pós-graduação em pediatria e médicos assistentes que atendem crianças nos Estados Unidos e no Canadá. O período do estudo foi de 7 de setembro de 2022 a 15 de maio de 2023.
Os pesquisadores entraram em contato com a liderança clínica e de treinamento por e-mail e postaram nas redes sociais fechadas para médicos uma breve explicação do estudo e uma solicitação de participação.
Uma estratégia de intervenção educacional foi desenvolvida para que os participantes pudessem melhorar a sua avaliação visual de condições dermatológicas em pediatria. Por meio de uma ferramenta baseada na web, os médicos receberam um tutorial de introdução e praticaram 334 casos de dermatologia pediátrica por meio de imagens até atingirem um padrão de desempenho. Além disso, os participantes apontavam se o caso era preocupante, qual a categoria morfológica do caso e o seu diagnóstico específico. Depois de responder cada caso, os participantes recebiam feedback corretivo e como estava seu progresso em direção ao padrão de desempenho. Cada participante podia acessar a plataforma online de forma segura por meio de credenciais de login exclusivas. Os casos clínicos podiam ser acessados 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Resultados
Foram inscritos 242 participantes de 37 Estados americanos e 7 províncias canadenses. Um total de 185 (76,4%) participantes completaram pelo menos 60 casos para permitir a análise de desempenho. Nestes 185, houve uma melhora significativa em:
- Desempenho diagnóstico na classificação de preocupante versus não preocupante: +19,2%, (intervalo de confiança de 95% [IC 95%] 17,7, 20,6);
- Categoria morfológica: +17,9% (IC 95% 16,5, 19,3);
- Diagnóstico específico: +25,2% (IC 95% 23,4, 26,7).
Dos 242 participantes, 116 (47,9%) alcançaram o padrão de desempenho. A mediana do número de casos necessários para atingir o padrão de desempenho foi de 142 (intervalo interquartílico [IQR] 96, 209; mín. 58, máx. 330), com uma mediana de tempo para obtenção de 57,3 minutos (IQR 38,7, 84,3).
Com base em 34.077 observações dos 185 participantes que completaram o mínimo de 60 casos, a taxa de aprendizagem entre os participantes do estudo foi estatisticamente significativa para:
- Atribuição de preocupante versus não preocupante: odds ratio (OR) = 1,0031; (IC 95% 1,0028; 10 035; P < 0,0001);
- Morfologia: OR = 1,0032 (IC 95% 1,0028, 1,0036; P < 0,0001);
- Diagnóstico específico: OR = 1,0036 (IC 95% 1,0032, 1,0040; P < 0,0001).
Com base em 38.502 interpretações de casos, crianças com cor de pele mais escura versus mais clara tiveram menores chances de identificação correta de “preocupante” (OR = 0,87; IC 95% 0,83, 0,93), categoria morfológica (OR = 0,91; IC 95% 0,85, 0,97) e doença específica (OR = 0,96; IC 95% 0,90; 0,99). Os pesquisadores também observaram que menos de 60% dos participantes identificaram corretamente variações bolhosas de doenças, psoríase, infecções por herpes e infecções virais não específicas.
Conclusão
O estudo mostrou que a prática de quadros dermatológicos no contexto de uma intervenção educacional melhorou significativa e eficientemente a capacidade de diagnóstico do médico pediatra.
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Comentário
Estudo muito interessante, que mostra a evolução positiva dos participantes no diagnóstico de afecções dermatológicas na infância após receberem o treinamento. De fato, a análise de lesões cutâneas representa uma dificuldade muito comum do pediatra em diferentes contextos e essa pesquisa nos mostra que “a prática faz o mestre”. No entanto, a simples visualização de imagens pode não ser tão produtiva para o aprendizado, ressaltando a relevância da discussão de casos clínicos no dia a dia.
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