Em 05 de maio de 2020, a American Academy of Pediatrics (AAP) emitiu orientações sobre a reabertura de escolas, que fecharam devido à pandemia da doença do novo coronavírus (Covid-19). A AAP declara que apoia a tomada de decisão colaborativa entre os distritos escolares e os departamentos de saúde pública locais e estaduais sobre quando é seguro essa reabertura.
Reabertura de escolas pós-Covid-19
Segundo a academia, essas decisões dependerão de diversos fatores que englobam:
- A epidemiologia local e nacional do vírus SARS-CoV2;
- A disponibilidade de testes;
- A capacidade dos departamentos de saúde estaduais e locais de conduzir vigilância comunitária e rastreamento de contatos.
- A implementação de medidas para limitar a disseminação no ambiente escolar:
- Procedimentos apropriados de desinfecção;
- Triagem, monitoramento e teste entre funcionários e estudantes;
- Uso de máscaras;
- Limitar as interações dos alunos.
- Dados emergentes sobre o papel que crianças e adolescentes em idade escolar desempenham na transmissão da Covid-19;
- Possibilidade de fechamento intermitente das escolas em caso de Covid-19;
- Estabelecer opções para uma reabertura em fases.
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De acordo com a AAP, alunos de todos os Estados Unidos podem ter sofrido perdas educacionais devido ao fechamento prolongado das escolas durante a pandemia, mesmo com as implementações de ensino à distância. Certas crianças podem ser capazes de acessar o ensino à distância e continuar a crescer academicamente, mas outras podem ter dificuldades de acesso ou de se envolver com a instrução virtual. A seguir, encontram-se resumidas situações que também devem receber atenção:
Educação |
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Nutrição |
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Estudantes com deficiência |
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Populações especiais |
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Requisitos anuais de saúde escolar |
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Serviços de saúde nas escolas |
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Atletismo |
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Saúde mental |
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Em relação às considerações ambientais, a AAP aborda as seguintes situações:
Medidas de isolamento |
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Tamanho do Grupo |
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A AAP declara que, até que exista uma ampla disponibilidade de uma vacina e/ou tratamento para a Covid-19, existe o risco de futuras ondas de doenças impactarem as comunidades em todos os Estados Unidos. Portanto, é relevante que as escolas planejem a possibilidade de períodos adicionais de fechamento e se preparem estrategicamente para o ensino à distância ou outras opções educacionais.
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Referências bibliográficas:
- AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS. “COVID-19 Planning Considerations: Return to In-person Education in Schools”. 2020. Disponível em: https://services.aap.org/en/pages/2019-novel-coronavirus-covid-19-infections/covid-19-planning-considerations-return-to-in-person-education-in-schools/ Acesso em: 08/05/2020
Autoria

Roberta Esteves Vieira de Castro
Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Valença ⦁ Residência médica em Pediatria pelo Hospital Federal Cardoso Fontes ⦁ Residência médica em Medicina Intensiva Pediátrica pelo Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Mestra em Saúde Materno-Infantil (UFF) ⦁ Doutora em Medicina (UERJ) ⦁ Aperfeiçoamento em neurointensivismo (IDOR) ⦁ Médica da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) da UERJ ⦁ Professora adjunta de pediatria do curso de Medicina da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques ⦁ Membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Pediatria do IDOR no Rio de Janeiro ⦁ Acompanhou as UTI Pediátrica e Cardíaca do Hospital for Sick Children (Sick Kids) em Toronto, Canadá, supervisionada pelo Dr. Peter Cox ⦁ Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) ⦁ Membro do comitê de sedação, analgesia e delirium da AMIB e da Sociedade Latino-Americana de Cuidados Intensivos Pediátricos (SLACIP) ⦁ Membro da diretoria da American Delirium Society (ADS) ⦁ Coordenadora e cofundadora do Latin American Delirium Special Interest Group (LADIG) ⦁ Membro de apoio da Society for Pediatric Sedation (SPS) ⦁ Consultora de sono infantil e de amamentação ⦁ Instagram: @draroberta_pediatra
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