Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.
Evidências indicam que a exposição pré-natal ao álcool e à nicotina está associada à redução da cognição na prole, no entanto, o impacto durante a lactação ainda não havia sido examinado. Pensando nisso, um estudo analisou a associação entre o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo durante o período de amamentação e a cognição do bebê. Os resultados foram publicados em agosto na revista Pediatrics.
Os dados foram recolhidos da coorte Growing Up in Australia: The Longitudinal Study of Australian Children. Os participantes do estudo em questão foram 5.107 crianças australianas recrutadas em 2004 e avaliadas a cada dois anos até os 11 anos. O desfecho primário foi redução da pontuação em escores cognitivos.
LEIA MAIS: Os 10 pilares do aleitamento materno
Consumo de álcool na amamentação
Após o controle de potenciais fatores de confusão, o consumo de álcool por parte da mãe durante a lactação foi associado a escores mais baixos de raciocínio não-verbal aos 6-7 anos de idade em crianças que foram amamentadas (-0,11; intervalo de confiança de 95%: -0,18 a -0,04; P = 0,01). Essa relação não foi evidente nos participantes que haviam sido amamentados. Aos 10 e 11 anos, as diferenças não foram mais significativas.
Fumar durante a lactação não foi associado a nenhuma variável de desfecho.
Para os autores, expor crianças ao álcool através do leite materno pode causar reduções em suas habilidades cognitivas, observadas principalmente aos 6 a 7 anos de idade.
Tenha sempre condutas atualizadas na sua mão! Baixe gratuitamente o Whitebook.
*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED
Referências:
- Drinking or Smoking While Breastfeeding and Later Cognition in Children. Louisa Gibson, Melanie Porter. Pediatrics Aug 2018, 142 (2) e20174266; DOI: 10.1542/peds.2017-4266
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.