O impetigo crostoso ou não bolhoso é causado pelo Staphylococcus aureus em cerca de 80% dos casos. O Streptococcus pyogenes é responsável por 10% dos casos, e em 10% dos casos ocorre uma combinação de S. aureus e Streptococcus pyogenes.
As lesões clássicas do impetigo se localizam na face, ao redor da boca, nariz e olhos, ou nos membros inferiores, especialmente em áreas de pele previamente traumatizadas. Inicialmente há uma lesão maculopapular que rapidamente transforma-se em vesícula e pústula, formando crostas com uma cor semelhante a mel (crostas MELICÉRICAS) com halo hiperemiado. Não há dor significativa ou sintomas sistêmicos, e o prurido é ocasional. As palmas das mãos e as plantas dos pés geralmente não são afetadas. A linfadenopatia regional é frequentemente observada.

Impetigo crostoso
Autoria

Lygia Lauand
Lygia é gastropediatra e médica assistente do departamento de pediatria, puericultura e gastroenterologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e preceptora dos residentes. Certificada pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Federação Brasileira de Gastroenterologia, faz parte do Departamento Científico de Gastroenterologia Pediátrica da Sociedade Paulista de Pediatria. Desde 2017 é professora de pediatria do grupo Afya Educacional e redatora Pedpapers.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.
