O refluxo é a passagem do conteúdo gástrico para p esôfago com ou sem vômito ou regurgitação. É um processo fisiológico que ocorre várias vezes ao dia, principalmente após as refeições, tem duração menor que três minutos e não causa nenhum sintoma. Quando o refluxo começa a causar algum sintoma, a causa da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).
Na pediatria, a DRGE é observada principalmente em dois momentos. O primeiro é até o primeiro ano de vida, no lactente, e o segundo momento é no início da adolescência.
Mas a doença é igual a esses dois grupos? A resposta é não!
No lactente, os episódios de refluxos ocorrem pelo aumento da frequência e duração dos momentos transitórios do esfíncter esofágico inferior, e são em grande parte não interrompidos. Já na criança maior e no adolescente, a DRGE é semelhante à do adulto, com refluxo ácido, maior chance de cronicidade e de complicações como a esofagite.
Autoria

Lygia Lauand
Lygia é gastropediatra e médica assistente do departamento de pediatria, puericultura e gastroenterologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e preceptora dos residentes. Certificada pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Federação Brasileira de Gastroenterologia, faz parte do Departamento Científico de Gastroenterologia Pediátrica da Sociedade Paulista de Pediatria. Desde 2017 é professora de pediatria do grupo Afya Educacional e redatora Pedpapers.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.
