Logotipo Afya

Produzido por

Anúncio
Pediatria7 novembro 2023

Como deve ser feita a avaliação de criança com suspeita de anemia hemolítica?

As anemias hemolíticas podem ser causadas por alteração na membrana celular – como na esferocitose –, por alterações na hemoglobina – como na anemia falciforme –, pela presença de anticorpos – como na…

Por Lygia Lauand

As anemias hemolíticas podem ser causadas por alteração na membrana celular – como na esferocitose –, por alterações na hemoglobina – como na anemia falciforme –, pela presença de anticorpos – como na anemia hemolítica autoimune –, por cisalhamento – como na Síndrome Hemolítico-Urêmica (SHU) – e por fatores enzimáticos – como na deficiência de G6PD.

Uma maneira de fazer o diagnóstico correto é tentar buscar na história, exame físico e exames laboratoriais os motivos que levaram à hemólise. A reticulocitose é uma alteração laboratorial comum às anemias hemolíticas, assim como o aumento da bilirrubina indireta. A presença de Coombs + sugere anemia autoimune. A evidência de esferócitos no esfregaço de sangue periférico e história familiar positiva sugere esferocitose. Alteração na eletroforese de hemoglobina sugere hemoglobinopatia. A dosagem da atividade da enzima G6PD mostra se há deficiência enzimática.

Autoria

Foto de Lygia Lauand

Lygia Lauand

Redator em pedpapers

anuncio pedpapers

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Pediatria