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Pediatria30 setembro 2024

AAP 2024: Bullying — qual o papel do Pediatra?  

Trazemos aqui os aspectos-chave do bullying; prevalência, consequências e desafios com foco no papel do pediatra
Por Jôbert Neves

Durante o encontro anual da Academia Americana de Pediatria (AAP), a sessão conduzida pelo Dr. Daniel J. Flannery, um especialista de renome na área, mergulhou em aspectos-chave do bullying, incluindo a sua prevalência, consequências e os desafios específicos impostos pelo cyberbullying na era digital, trazendo uma ênfase para o papel do pediatra diante deste cenário.  

AAP 2024: Bullying — qual o papel do Pediatra?  

Imagem de freepik

Compreendendo o problema, veja os dados relevantes discutidos: 

  • Prevalência: Têm-se percebido um grande número de crianças que sofrem as fortes consequências do bullying . Estudos apresentados indicaram que cerca de 20-30% dos alunos são vítimas de bullying no ambiente escolar, com taxas de cyberbullying ainda mais altas, afetando uma parcela significativa dos adolescentes.
  • Consequências: O bullying pode ter consequências devastadoras a curto e longo prazo. As vítimas frequentemente enfrentam desafios de saúde mental, como depressão, ansiedade, ideação suicida e problemas de sono. Além disso, ele afeta negativamente o desempenho escolar, os relacionamentos sociais e pode até mesmo levar ao envolvimento em comportamentos delinquentes ou crimes.
  • Grupos vulneráveis: Existe uma maior vulnerabilidade de certos grupos ao bullying, como jovens LGBTQ+, crianças com deficiência, minorias raciais e crianças obesas. Esses grupos são frequentemente alvo devido às suas diferenças, tornando-os mais suscetíveis ao bullying e aos seus efeitos negativos. 

Ouça também: Highlights – AAP 2024 [podcast]

O Papel do Pediatra: 

  • Identificação: Os pediatras estão em uma posição única para identificar potenciais casos de bullying. A história clínica do pediatra deve contemplar perguntas de rastreio específicas durante os exames de rotina, especialmente para crianças do ensino fundamental e médio. 
  • O pediatra deve atuar ativamente no reconhecimento dos sinais de alerta, que incluem: 
    • Queixas somáticas recorrentes e não justificadas por uma doença de base (dores de cabeça, dores de estômago); 
      • Isolamento social; 
      • Absenteísmo escolar; 
      • Queda no desempenho escolar; 
      • Explosões comportamentais; 
      • Ideação suicida; 
      • Possuir objetos que não lhe pertencem (sinal de um possível comportamento de bullying). 
  • Coleta de Informações: Uma vez que o bullying é suspeito, a atuação do pediatra deve ser investigativa, para coletar informações abrangentes sobre os incidentes específicos, o estado emocional da criança e quaisquer fatores contribuintes. Isso inclui: 
    • O que aconteceu, quando, onde e com que frequência. 
    • Se os eventos se encaixam na definição de bullying. 
    • A resposta emocional, acadêmica e social da criança ao bullying. 
    • Possíveis fatores de risco (habilidades sociais precárias, comportamentos internalizantes, TDAH, autismo, identidade LGBTQ+, alergias alimentares, obesidade) e fatores de proteção (forte apoio dos pais, clima escolar positivo) 
  • Como podemos intervir? 
    • Apoio: ofereça empatia e tranquilidade à criança, enfatizando que o bullying não é culpa dela e que ajuda está disponível. 
    • Desenvolver Habilidades: dê às crianças habilidades para lidar com o bullying, incluindo estratégias como: 
      • Usar linguagem assertiva (“Pare”, “Isso já é demais”, “Não dá.”) 
      • Se afastar com confiança. 
      • Denunciar o bullying a um adulto de confiança. 
    • Envolvimento Escolar: Entre em contato com as autoridades escolares para lidar com o bullying, defender intervenções apropriadas e explorar configurações educacionais alternativas, se necessário. 
    • Encaminhamentos: Encaminhe as crianças para profissionais de saúde mental, assistentes sociais ou organizações comunitárias que são especializadas em lidar com o bullying e suas consequências. 

Saiba mais: AAP 2024: Atualização em doença do refluxo gastroesofágico  

Defesa do paciente e educação em saúde: 

  • Os pediatras devem ser incentivados a defender leis e políticas antibullying mais fortes, trabalhar com escolas e líderes comunitários para implementar programas de prevenção eficazes e promover conscientização sobre as consequências devastadoras do bullying. 
  • Os pediatras desempenham um papel crucial na educação de pais, professores e outros profissionais sobre as estratégias de prevenção e intervenção do bullying. Isso pode ser feito por meio de educação no consultório, oficinas comunitárias e participação em conferências e currículos de escolas de medicina. 

Mensagem prática: bullying e o pediatra 

  • O bullying é um problema sério: Reconheça os sinais de alarme e potenciais danos a longo prazo. 
  • Você pode fazer a diferença: Adote uma abordagem proativa para identificar e combater o bullying em sua prática. 
  • Trabalhe em colaboração: Envolva escolas, pais e recursos comunitários para criar um ambiente de apoio para as crianças 
  • Ao adotar essas recomendações, podemos contribuir significativamente para a criação de um ambiente mais seguro e solidário para as crianças, protegendo-as dos efeitos devastadores do bullying.

Confira os destaques do AAP 2024!

Autoria

Foto de Jôbert Neves

Jôbert Neves

Médico do Departamento de Pediatria e Puericultura da Irmandade da Santa Casa  de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP), Pediatria e Gastroenterologia Pediátrica pela ISCMSP, Título de Especialista em Gastroenterologia Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).  Médico formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Coordenador Young LASPGHAN do grupo de trabalho de probióticos e microbiota da Sociedade Latino-Americana de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica (LASPGHAN).

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