Logotipo Afya
Anúncio
Ortopedia29 março 2023

Qual é a taxa de revisão da artroplastia total de cotovelo?

Estudo buscou demonstrar a sobrevivência dos implantes de artroplastia total de cotovelo baseados em um registro nacional holandês.

A artroplastia total de cotovelo tem indicação na artrite reumatoide, artrose primária do cotovelo, sequelas pós-traumáticas e em casos de trauma selecionados e a incidência de revisões é alta quando comparada com próteses de outras articulações. Geralmente as causas da necessidade de revisão são falhas do polietileno, afrouxamento de componentes séptico ou asséptico e luxações.

Leia também: Resultados da artroplastia total de cotovelo em jovens com artrite reumatoide

Os estudos que analisam a sobrevivência do implante a longo prazo são restritos a pequenas coortes, potencialmente passíveis de inúmeros vieses e conflitos de interesses. Foi publicado recentemente na revista Bone and Joint um estudo com o objetivo de demonstrar a sobrevivência dos implantes de artroplastias totais de cotovelo baseados em um registro nacional holandês.

Qual é a taxa de revisão da artroplastia total de cotovelo

Métodos do estudo

Foram colhidos dados do registro nacional holandês das artroplastias totais de cotovelo realizadas entre janeiro de 2014 e dezembro de 2020. As análises de óbitos dos pacientes foram obtidas por verificação cruzada ativa com Vektis, o banco de dados nacional de seguros de saúde, que registra mortes de cidadãos holandeses.

O tempo de sobrevida foi definido como o tempo desde a cirurgia primária até uma revisão ou o final do período de estudo. Para diferenciar entre uma nova revisão e revisão em 2 estágios, as características para ambos os procedimentos foram comparadas; se o primeiro procedimento for seguido logicamente pelo segundo procedimento (ou seja, remoção e colocação de um espaçador seguido pela colocação de um novo implante em um segundo procedimento), é considerado um procedimento em duas etapas. Se os dois procedimentos não estiverem relacionados, eles são considerados revisões separadas.

Saiba mais: Quais os resultados das artroplastias de punho quanto à função e controle da dor?

Resultados

Foram incluídos 514 artroplastias de cotovelo, das quais 35 foram revisados. A taxa de sobrevivência do implante em 5 anos foi de 91%. Sexo masculino, IMC mais alto e cirurgia prévia no mesmo cotovelo mostraram uma diferença e associação estatisticamente significativa com revisão (p < 0,036). Dos 35 implantes revisados, dez (29%) passaram por uma segunda revisão.

Conclusão

O estudo relatou uma taxa de sobrevivência do implante em 5 anos de 91%. Fatores do paciente associados a revisão foram definidos e podem ser usados para otimizar o consentimento informado e a tomada de decisão compartilhada. Além disso, houve uma alta taxa de revisões secundárias.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Ortopedia