Tabagismo é responsável por mais de 80% das mortes por câncer de pulmão
Mais de 80% das mortes por câncer de pulmão no Brasil são causadas pelo tabagismo. Os números são do novo estudo conduzido por pesquisadores da Fundação do Câncer, apresentado em meados de maio durante o 48º encontro do Group for Cancer Epidemiology and Registration in Latin Language Countries Annual Meeting (GRELL 2024), na Suíça.
De acordo com o estudo, o tabagismo pode ser considerado uma epidemia que se concentra em grupos de menor poder aquisitivo e baixa escolaridade, vitimando em maior proporção homens (85%) em relação às mulheres (80%).
Público jovem
Outro dado ofertado pela publicação é que as vítimas fatais do câncer de pulmão são, em maior parte, fumantes ou ex-fumantes e com idade mais avançada – o que justificaria, para os envolvidos no estudo, o grande interesse da indústria do tabaco em conquistar um público mais jovem, com a liberação dos cigarros eletrônicos, por exemplo.
Leia ainda: Anvisa mantém proibição aos dispositivos eletrônicos para fumar
Alto custo
Custos diretos com tratamento, perda de produtividade e cuidados com os pacientes com câncer de pulmão representam um gasto de $ 9 bilhões por ano, ainda de acordo com o documento.
Os custos totais com todas as doenças relacionadas ao câncer de pulmão no Brasil chegam à ordem dos R$ 125 bilhões anuais, já que o tabagismo não causa apenas câncer de pulmão, mas também destruição dos dentes, lesões orofaríngeas, enfisema, infarto, AVC, hipertensão arterial e derrame, entre outros males, que elevam os gastos do setor público com tratamentos, previdência e aposentadorias precoces.
Futuro
Foi revelado também que, somente para este ano, são estimados 14 mil novos casos de câncer de pulmão em mulheres, e 18 mil em homens, de acordo com projeções do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Dados globais da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), analisados por técnicos da Fundação, indicam que, se os padrões atuais de tabagismo continuarem, o aumento será de mais de 65% na incidência da doença, e de 74% na mortalidade por câncer de pulmão nas duas próximas décadas.
*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal Afya.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.