Em 2024, o Portal Afya trouxe estudos, revisões, notícias e muitos conteúdos de oftalmologia. Nesta postagem, trouxemos os principais destaques do ano nessa especialidade.
A presença do pigmento melanina na íris é responsável pela impressão visual da coloração do olho humano (cor dos olhos), com padrões complexos também evidentes nesse tecido, incluindo criptas de Fuchs, nevos, nódulos de Wolfflin e sulcos de contração.
2. Atropina retarda o início da miopia?
A pré-miopia é um estado refrativo de um olho de ≤ +0,75 D e > -0,50 D em crianças em que uma combinação de refração basal, idade e outros fatores de risco quantificáveis fornecem uma probabilidade suficiente de desenvolvimento futuro de miopia para merecer medidas preventivas e/ou intervenções.
3. Atropina tópica: Existem efeitos colaterais?
Uma criança indiana de treze anos de idade com histórico de miopia progressiva recebeu prescrição de gotas de atropina diluída a 0,05% em ambos os olhos na hora de dormir para retardar a progressão da miopia. Algumas semanas depois de iniciar o abandono, ele foi atendido pelo pediatra para um exame físico esportivo escolar. Não apresentava queixas, incluindo sintomas anticolinérgicos oculares ou sistêmicos. Contudo, o exame físico revelou pressão arterial sistólica elevada de 133/62.
4. Herpes zoster oftálmico: como identificar e tratar?
O vírus varicela zoster (VVZ) é um herpes vírus causador da varicela, que persiste de forma latente no sistema nervoso por toda a vida do indivíduo após a infecção primária. O herpes zoster (HZ) é uma doença infecciosa relativamente comum provocada pela reativação do VVZ nos nervos cranianos e nos gânglios das raízes espinhais dorsais e caracterizada por manifestações cutâneas dolorosas. A reativação ocorre com maior frequência em indivíduos imunocomprometidos por outras doenças, como câncer, síndrome da imunodeficiência adquirida, imunossupressão pós-transplante e quimioterapia. Há forte correlação entre a maior incidência de HZ com o aumento da idade, principalmente acima de 55 anos (declínio na resposta imune mediada pelas células T).
5. Terçol: qual é a abordagem ideal?
O hordéolo é uma infecção bacteriana aguda encontrada na pálpebra em que o paciente geralmente apresenta inflamação dolorosa e eritematosa da pálpebra. Quando se forma na pálpebra externa é chamado de terçol.
Confira também:
Série: Principais doenças oftalmológicas na infância
Este ano também tivemos a série de doenças oftalmológicas na infância, uma série de vídeos e podcasts que abordou as principais condições oftalmológicas que afetam as crianças. Confira os temas:
- Ambliopia
- Refração em crianças
- Conjuntivite
- Retinoblastoma
- Estrabismo
- Obstrução congênita das vias lacrimais
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.