Logotipo Afya
Anúncio
Oftalmologia6 julho 2024

Estudo sugere que semaglutida pode elevar risco de doença que pode causar cegueira

O estudo traça relação entre o uso de medicamentos à base de semaglutida e neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica (NOIA-NA).

Oftalmologistas da Universidade de Harvard descobriram uma ligação entre os medicamentos Ozempic e Wegovy e o aumento do risco de desenvolver neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica (NOIA-NA), uma condição ocular rara que pode causar cegueira. 

O estudo observacional foi proposto depois que médicos do Mass Eye and Ear, hospital de Harvard, atenderam três pacientes com perda de visão devido à NOIA-NA na mesma semana. Todos tinham um ponto em comum: faziam tratamento com semaglutida. Os casos chamaram a atenção principalmente porque a neuropatia não consta com possível efeito colateral nas bulas de nenhum dos medicamentos.  

Leia também: Cegueira infantil: quais são as principais causas?

semaglutida

semaglutida

O estudo 

Foram analisados dados de 710 adultos com diabetes tipo 2 e 919 pessoas com obesidade. Os resultados, que compreendem um período de 3 anos, mostraram que 8,9% dos usuários de Ozempic e 6,7% dos usuários de Wegovy desenvolveram NOIA-NA, comparado a 1,8% e 0,8% dos pacientes que usavam outros medicamentos, respectivamente. 

No total, foram 37 casos de NOIA-NA entre os 555 usuários de semaglutida, contra apenas 9 entre os 1.134 pacientes que usavam outros remédios. 

Leia a íntegra do estudo publicado, esta semana, pela revista científica JAMA Ophthalmology. 

Mais estudos 

Os cientistas de Harvard afirmam que esses dados devem, de fato, ser considerados por profissionais de saúde e pacientes. Contudo, também reconhecem que mais investigações são necessárias, posto que o estudo é observacional e não confirma uma relação de causa e efeito. 

Para o diretor do Mass Eye and Ear, o estudo traz informações inéditas e que devem ser incluídas nas discussões entre os pacientes e seus médicos, especialmente em se tratando de pacientes com histórico de problemas no nervo óptico, como glaucoma, ou com perda visual preexistente por outras razões. 

*Este estudo foi revisado pela equipe médica do Portal Afya. 

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo