Logotipo Afya
Anúncio
Saúde28 junho 2024

Desde 2019, 85 mil brasileiros já passaram por cirurgia para tratar glaucoma 

Levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) ainda apontou uma média de 55 operações por dia só em 2023 devido ao glaucoma. 

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o glaucoma é uma doença silenciosa que afeta de 1% a 2% da população geral brasileira. Considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo, sua incidência aumenta após os 40 anos, chegando a mais de 6% após os 70 anos. Alguns estudos também demonstraram uma incidência maior em algumas populações como pretos e pardos (3,8%) quando comparados com a população branca (2,1%).  

Desde 2019, 85 mil brasileiros já passaram por cirurgia para tratar glaucoma 

Imagem de freepik

Glaucoma no Brasil 

Ainda de acordo com dados da entidade, 300 mil brasileiros passaram por acompanhamento e tratamento devido ao risco de perda de visão por causa do glaucoma, entre 2019 e 2023. No mesmo período por volta de 85 mil pessoas passaram pela cirurgia de glaucoma no país, o estado com maior número de cirurgias é São Paulo (18.545), seguido por Pará (15.230), Pernambuco (8.847), Rio de Janeiro (8.809) e Minas Gerais (8.657). 

Considerando apenas o tratamento clínico, o Nordeste aparece como a região com maior número de casos, seguida por Sudeste e Sul.  

Prevenção 

“A detecção precoce e o acompanhamento médico, com o monitoramento da pressão intraocular; a realização de exames, como campimetria e tomografia; e o uso de medicamentos adequados e de tratamentos a laser ou cirúrgicos são fundamentais para manter a estabilidade da doença e proteger a visão em longo prazo”, afirma a entidade. 

O CBO também alerta ainda que, apesar do aumento da pressão intraocular ser considerado como o principal fator de risco para o glaucoma, ele não é o único. Devem entrar no cálculo de risco: antecedentes familiares, alta miopia e alta hipermetropia e idade. 

Leia também: Conscientização da miopia: O que sabemos sobre prevalências de miopia no Brasil? 

A maior parte dos pacientes diagnosticados com glaucoma consegue estabilizar o quadro por meio do uso de medicações no formato de colírio. Entretanto, dependendo do nível de acometimento, a cirurgia passa a ser a opção indicada para tratar a doença. 

Para o conselho, a disponibilidade de diferentes métodos para diagnóstico e tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) tem ajudado a reduzir significativamente as chances de pacientes desenvolverem quadros graves, com perda de visão irreversível.  Sendo que a cirurgia também é de cobertura obrigatória por planos de saúde. 

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo