Logotipo Afya
Anúncio
Neurologia14 agosto 2020

Combinação de atividades saudáveis reduz risco de demência de Alzheimer; veja quais

Um estudo publicado na Neurology indica que a combinação de atividades saudáveis pode reduzir o risco de demência de Alzheimer em até 60%.
Por Redação Afya
doença de Alzheimer é caracterizada por uma demência tardia progressiva que conduz ao declínio da capacidade cognitiva. Essa patologia cognitiva acomete cerca de 5% da população mundial acima de 65 anos. Um estudo recente, publicado na revista Neurology, indica que a combinação de atividades saudáveis pode reduzir o risco de demência de Alzheimer em até 60%. Para chegar nessa conclusão, os pesquisadores fizeram uma revisão dos dados de dois estudos, Chicago Health and Aging Project (idade média de 73 anos) e Memory and Aging Project (idade média de 81 anos), totalizando 2.765 participantes. Um escore de estilo de vida saudável de 0 a 5 foi definido a partir dos seguintes fatores:
  • Não fumar;
  • Praticar ≥150 minutos por semana atividade física moderada/vigorosa;
  • Consumo de álcool leve a moderado;
  • Consumir uma dieta mediterrânea-DASH de alta qualidade;
  • Participar de atividades cognitivas.
Leia mais: Quais são as novidades no tratamento da doença de Alzheimer?

Hábito saudável x Alzheimer

No total, 608 participantes apresentaram demência de Alzheimer durante o acompanhamento médio de 5,8 anos. Para cada fator adicional de estilo de vida saudável, as taxas de demência foram 27% menores (HR 0.73; IC 95%: 0.66 a 0.80). Em comparação com os participantes com nenhum ou apenas um fator saudável, o risco de demência de Alzheimer foi 37% menor (HR 0,63, IC 95% 0,47-0,84) naqueles com dois a três fatores e até 60% menor (HR 0.40; IC 95%: 0,28 a 0,56) naqueles com quatro a cinco fatores. Pelos achados, os pesquisadores concluíram que uma combinação de diversas atividades saudáveis pode reduzir o risco de demência de Alzheimer. O próximo passo é determinar qual é o melhor momento de iniciar essas intervenções. Veja também: Pesquisadores brasileiros desenvolvem método inédito para identificar os primeiros sinais de Alzheimer *Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED Referência bibliográfica:
  • Healthy lifestyle and the risk of Alzheimer dementia. Findings from 2 longitudinal studies. Klodian Dhana, Denis A. Evans, Kumar B. Rajan, David A. Bennett, Martha C. Morris. Neurology Jul 2020, 95 (4) e374-e383; DOI: 10.1212/WNL.0000000000009816
Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo