Logotipo Afya
Anúncio
Neurologia17 abril 2023

Cilostazol e mononitrato de isossorbida para prevenir declínio cognitivo após AVCi

Após um estudo randomizado, acredita-se que o cilostazol e o mononitrato de isossorbida (ISMN) melhoram a função endotelial. 

Dois medicamentos usados ​​rotineiramente para tratar doenças cardíacas e circulatórias parecem reduzir os resultados adversos, incluindo o declínio cognitivo, quando administrados a pacientes após um acidente vascular isquêmico (AVC) lacunar, de acordo com dois resumos de um estudo de fase 2 apresentado na Conferência Internacional de AVC em Dallas. 

O Lacunar Intervention Trial-2 (LACI-2) foi um estudo randomizado, aberto e cego no qual os pacientes que tiveram um AVC lacunar receberam prescrição de cilostazol, mononitrato de isossorbida (ISMN), as duas drogas combinadas, ou nenhuma.  Acredita-se que ambas as drogas melhorem a função endotelial. 

Veja também: Estimulação elétrica pode atuar na reabilitação de pacientes com sequelas de AVC

Métodos 

Os pacientes foram randomizados em média 79 dias após o AVC. Embora planejado para 400 pacientes, o recrutamento parou em 363 por causa do advento da pandemia de covid-19. Vinte e seis hospitais no Reino Unido participaram.  Após um ano, 358 dos pacientes permaneceram no estudo, com uma taxa de retenção de 99%. Todos os pacientes permaneceram em seus tratamentos padrão de prevenção de AVC. 

Os participantes foram randomizados para ISMN 25 mg (duas vezes ao dia), cilostazol 100 mg (duas vezes ao dia), ambos ou nenhum. Combinadas, as duas drogas usadas no estudo reduziram significativamente a dependência com base na pontuação modificada de Rankin. Aqueles que tomaram ambos também tiveram quase 20% menos probabilidade de ter problemas de pensamento e memória após um ano de tratamento em comparação com aqueles que não tomaram nenhum dos medicamentos.  

Resultados 

Os resultados cognitivos foram medidos por vários testes estabelecidos, incluindo o Montreal Cognitive Assessment (MOCA), e escala de cognição desenvolvida pelos membros da equipe LACI. 

O único outro grande estudo desenvolvido para testar um regime de drogas contra a função cognitiva em pacientes com AVC lacunar foi o estudo SPS3. Esse estudo examinou os efeitos da redução intensiva da pressão arterial a longo prazo e do tratamento da dupla antiagregação com clopidogrel e aspirina, e nenhum efeito sobre a cognição foi visto. 

Conclusão 

Os resultados preliminares do LACI-2 fornecem esperança de que as estratégias de proteção endotelial possam ser a chave para reduzir as complicações da doença cerebral de pequenos vasos.  

Leia mais: Hemorragia intracraniana e o uso de anticoncepcionais por mulheres com CCM

Mensagem prática 

Apesar de um ano de tratamento pode não ter sido suficiente para ver os efeitos completos das drogas, esses resultados devem ajudar as pessoas a começar a reconhecer que a disfunção endotelial é um fator importante na causa de eventos adversos após o AVC. 

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo