Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
Foi publicado no final do mês de agosto a aprovação do SPINRAZA® (nusinersena) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), na forma farmacêutica solução injetável e concentração de 2,4 mg/mL. O SPINRAZA® está registrado nos EUA, Europa, Japão e Canadá.
É um medicamento utilizado no tratamento da atrofia muscular espinhal (AME, spinal muscular atrophy em inglês) 5q, uma doença degenerativa de origem genética que causa fraqueza e atrofia dos músculos, incluindo dos músculos pulmonares. A doença está ligada a uma deficiência no cromossoma 5q e os sintomas surgem, em geral, pouco depois do nascimento.
Pesquisas não apontam ainda para uma cura, e os pacientes com AME em sua maioria fazem uso de respiradores e aparelhos para limpeza de secreções e do acúmulo de líquido nos pulmões.
Veja também: ‘Anvisa autoriza primeira insulina biossimilar para diabetes’
Os benefícios demostrados pelo medicamento
Um estudo que incluiu 121 bebês com AME, com uma média de idade de 7 meses, demonstrou que o SPINRAZA® é eficaz na melhora do movimento em comparação ao placebo. Após um ano de tratamento, 51% dos bebês que receberam SPINRAZA® apresentaram progressos no desenvolvimento do controle da cabeça, sentar, gatinhar, ficar de pé ou andar, enquanto não se observaram progressos semelhantes em nenhum dos bebês que receberam placebo.
Além disso, a maioria dos participantes tratados com o medicamento sobreviveu mais tempo e necessitou suporte respiratório mais tarde do que os bebês sem tratamento.
Já conhece a sessão de medicamentos do Whitebook? Baixe agora o app para ter acesso, é grátis!
Revisado por:
Referências:
- Ministério da Saúde (Brasil). Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Anvisa concede registro ao medicamento Spinraza. [Internet]. 2017. Disponível em: https://goo.gl/Ssigd6
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.