Na última semana, a Anvisa registrou o Basaglar, a primeira insulina biossimilar no Brasil. O produto é uma nova alternativa para pessoas com diabetes mellitus tipo 1 e 2.
Segundo o site da Anvisa, o Basaglar é uma insulina análoga de longa duração administrada por injeção subcutânea; o produto é um biossimilar do medicamento de comparação, o Lantus (insulina glargina). Na avaliação, foram analisadas todas as etapas de registro, análise da tecnologia farmacêutica do produto, a eficácia e segurança.
O medicamento foi aprovado para o tratamento de diabetes tipo 2 em adultos e tratamento de diabetes tipo 1 em adultos e em crianças com 2 anos ou mais.
Os biossimilares
Os biossimilares são medicamentos que contêm uma substância ativa derivada ou composta por um organismo vivo altamente similar a um produto biológico já aprovado (conhecido como “medicamento de comparação”). Um biossimilar não é considerado um medicamento genérico, porque não é sintetizado quimicamente. No entanto, assim como os genéricos, os biossimilares têm menos etapas de testes clínicos, garantindo uma redução no custo.
Veja também: ‘Perguntas e respostas sobre os biossimilares, nova classe de medicamentos’
Referências:
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.