Doença renal em fase terminal: hemodiálise ou diálise peritoneal?
Em novo artigo, pesquisadores examinaram a sobrevida entre pacientes que receberam diálise peritoneal versus hemodiálise.
Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.
Apesar de ser um procedimento menos custoso, a diálise peritoneal é subutilizada em indivíduos com doença renal em fase terminal. Em novo artigo do American Journal of Kidney Diseases, pesquisadores examinaram a sobrevida entre pacientes que receberam diálise peritoneal versus hemodiálise.
Para esse estudo retrospectivo de coorte, pesquisadores selecionaram 2.032 adultos com doença renal em fase terminal, entre 2004 e 2013, no Canadá. Entre os participantes, aproximadamente 1.400 foram considerados elegíveis para qualquer modalidade; 1.579 optaram pela hemodiálise e 453 pela diálise peritoneal.
Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook.
Diálise peritoneal vs hemodiálise
Durante o follow-up de aproximadamente 1,5 anos, 24% dos pacientes morreram. Após o ajuste para variáveis médicas e demográficas, as taxas de sobrevida em ambas as modalidades foram semelhantes.
Pelos achados, os pesquisadores concluíram que a hemodiálise e a diálise peritoneal estão associadas a mortalidade semelhante entre pacientes com doença renal em fase terminal. Além disso, o efeito da modalidade na sobrevivência não pareceu mudar com o tempo.
Quando iniciar diálise no paciente crítico?
*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED
Referências:
- Wong B et al. Comparison of patient survival between hemodialysis and peritoneal dialysis among patients eligible for both modalities. Am J Kidney Dis 2018 Mar; 71:344 || https://doi.org/10.1053/j.ajkd.2017.08.028
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.