Logotipo Afya
Anúncio
Medicina de Emergência7 janeiro 2016

Prevendo mortalidade na Hemorragia Digestiva Alta

A Hemorragia Digestiva Alta (HDA) é uma complicação grave associada a diversas patologias que acometem o trato gastrointestinal. Muitos pacientes evoluem mal, com prognóstico ruim, apresentando sangramentos maciços e choque que podem conduzir óbito. Estratificar precocemente o risco de morte destes pacientes, é parte da conduta padrão para HDA. Diversos escores estão disponíveis, são utilizados …

Por Bruno Lagoeiro

A Hemorragia Digestiva Alta (HDA) é uma complicação grave associada a diversas patologias que acometem o trato gastrointestinal. Muitos pacientes evoluem mal, com prognóstico ruim, apresentando sangramentos maciços e choque que podem conduzir óbito.

Estratificar precocemente o risco de morte destes pacientes, é parte da conduta padrão para HDA. Diversos escores estão disponíveis, são utilizados e complementares. Os escores mais comuns são o Escore de Rockall Pré e pós endoscopia (pre-RS e pos-RS) e o Glasgow-Blatchford Score (GBS) – Você encontra estes escores e muitos outros no WHITEBOOK.

Recentemente um novo escore foi proposto: AIMS65 (Albumina, INR, Estado Mental, Pressão Arterial Sistólica e > 65 anos). Pesquisadores afirmam que trata-se de um escore mais simples e prático do que outros escores.

Um ponto para cada parâmetro, onde 2 ou mais pontos aumenta a chance de mortalidade, complicações e recorrência em 30 dias. Veja o escore:

  • Albumina: < 3,0 g/dl
  • INR: > 1,5
  • Estado Mental: Glasgow < 14 ou Desorientação, letargia, coma.
  • Pressão Arterial Sistólica: < 90mmHg
  • Idade: > 65 anos

Para compara as habilidades de predição destes 4 escores, pesquisadores revisaram dados de mortalidade intra-hospitalar (desfecho primário), complicações e subsequentes intervenções em pacientes com HDA. No total foram avaliados 424 pacientes, com HDA, submetidos a endoscopia digestiva alta (EDA) em um mesmo hospital na Australia. O pre-RS, pos-RS, GBS e AIMS65 foram calculados para todos estes pacientes.

O AIMS65 foi superior ao GBS e ao pre-RS em prever mortalidade, porém não foi superior ao pos-RS. Na predição de complicações ou necessidade de intervenção, os resultados AIMS65, GBS e pos-RS foram similares e superiores ao pre-RS.

Os resultados foram muito similares, entre o AIMS65, GBS e pre-RS, com pouca superioridade do AIMS65. A praticidade do novo escore fala a favor da sua escolha. Porém, a definição de qual utilizar continua sendo da equipe médica. O mais importante, apontam os especialistas, é utilizar algum dos escores para prever o risco de morte e complicações.

Baixe o Whitebook Clinical Decision em seu smartphone e tenha acesso as melhores condutas para pacientes com Hemorragia Digestiva Alta.

Referências Bibliográficas:

Robertson M et al. Risk stratification in acute upper GI bleeding: Comparison of the AIMS65 score to the Glasgow-Blatchford and Rockall scoring systems. Gastrointest Endosc 2015 Oct 26.

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo