O HEART (history -> história, electrocardiogram -> eletrocardiograma, age -> idade, risk factors -> fatores de risco e initial troponin -> troponina inicial) é um novo escore de risco para dor precordial na emergência. Em estudo recente publicado no Annals of Internal Medicine, pesquisadores mediram o efeito do escore HEART nos desfechos dos pacientes e no uso de recursos de saúde.
Nove hospitais holandeses foram randomizados para usar o HEART entre 2013 e 2014, totalizando 3.648 adultos avaliados. O escore foi usado para guiar o manejo do paciente. Por exemplo, uma pontuação ≤ a 3 (de um possível 10) resultou em alta hospitalar sem mais testes.
Veja também: ‘Estudo indica o melhor escore para estimar risco de TVP em pacientes com FA’
A incidência de eventos cardíacos adversos graves com o uso do HEART foi 1,3% menor do que durante o tratamento usual (intervalo de confiança [IC] de 95%: 2,1% a 3%). Em pacientes de baixo risco, a incidência de eventos cardíacos adversos foi de 2% ([IC] de 95%: 1,2% a 3,3%). Não foram observadas diferenças significativas na alta precoce, nas readmissões, nas visitas recorrentes à emergência ou clínicas.
O uso de recursos de saúde foi semelhante entre os grupos, mas uma análise de custo-efetividade indicou que o escore HEART poderia economizar 40 milhões de dólares anualmente na Holanda.
Referências:
- Poldervaart JM, Reitsma JB, Backus BE, Koffijberg H, Veldkamp RF, ten Haaf ME, et al. Effect of Using the HEART Score in Patients With Chest Pain in the Emergency Department: A Stepped-Wedge, Cluster Randomized Trial. Ann Intern Med. [Epub ahead of print 25 April 2017] doi: 10.7326/M16-1600
- https://www.mdcalc.com/heart-score-major-cardiac-events
- https://www.jwatch.org/fw112805/2017/04/25/heart-score-chest-pain-ed-found-be-safe-cost-effective
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.