Diversos estudos já foram feitos sobre a eficácia da Acupuntura em uma variedade de condições, tendo resultados positivos em algumas delas. Agora, pesquisadores da Tunísia realizaram um estudo randomizado, comparando acupuntura à morfina no tratamento de pacientes com dor moderada à grave, em 300 departamento de emergência.
A morfina foi administrado a uma dose inicial de 0,1 mg/kg, seguida de 0,05 mg/kg, a cada 5 minutos até atingir uma dose máxima de 15 mg ou de 50% ou maior redução no score de dor numa escala de dor análoga visual (o principal resultado). A acupuntura foi realizada de acordo com um protocolo semi-padronizado.
A redução no score de dor ≥50% foi alcançada com mais frequência no grupo da acupuntura em comparação com o da morfina (92% vs 78%), e mais rápido (tempo médio, 16 vs 28 minutos). Eventos adversos menores foram mais comuns no grupo de morfina (57%) do que no grupo de acupuntura (3%).
Veja também: Opióides – o vício legal e ilegal
Estudos anteriores sugerem que a acupuntura sham é mais eficaz do que a acupuntura verdadeira. No entanto, no meio de uma epidemia de opióides, explorar alternativas pode ser uma boa jogada para o paciente.
Referências:
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.