Nesta quinta-feira, dia 25, o U.S. Food and Drug Administration (FDA) aprovou de forma integral o medicamento paxlovid para o tratamento da covid-19 em adultos com alto risco de evolução para a forma grave da doença.
De acordo com a publicação do FDA, o antiviral oral desenvolvido pela Pfizer teve a eficácia comprovada através dos resultados dos estudos EPIC-HR e o EPIC-SR.
Patrizia Cavazzoni, diretora do Centro de Avaliação e Pesquisa de Medicamentos do FDA, reforçou a importância da aprovação do medicamento.“A aprovação de hoje demonstra que paxlovid atendeu aos rigorosos padrões de segurança e eficácia da agência e que continua sendo uma importante opção de tratamento para pessoas com alto risco de progressão para covid-19 grave”.
Outro importante ponto destacado pelo FDA foi o esclarecimento de que, de acordo com os dados dos estudos, não há uma associação entre o uso do paxlovid e o retorno dos sintomas da covid-19 após o tratamento.
Contexto nacional
No dia 21 de novembro de 2022, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a venda do paxlovid em farmácias e hospitais particulares do país.
Confira aqui as outras formas de tratamento da covid-19 disponíveis no Brasil.
Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.