Logotipo Afya
Anúncio
Infectologia10 março 2025

CROI 2025: Nova vacina para hepatite B em PVHIV confere proteção duradoura

Um novo imunizante contra hepatite B (HepB-CpG) vem sendo investigado em PVHIV.

A vacinação é uma ferramenta essencial para a prevenção de algumas doenças. Na prática clínica, a população que vive com HIV apresenta algumas particularidades, tanto em termos de indicações quanto de posologia. 

Uma dessas situações é a vacinação contra hepatite B, que, em pessoas que vivem com HIV (PVHIV), possui esquema vacinal com quatro doses e com dose dobrada cada uma. Ainda assim, as taxas de resposta podem ser menores do que as encontradas na população geral. 

Um novo imunizante contra hepatite B (HepB-CpG) vem sendo investigado em PVHIV e demonstrou, nas primeiras análises, uma resposta superior de soroconversão considerada protetora (anti-HBs ≥10 mIU/mL) com duas e três doses em comparação com três doses do imunizante mais utilizado (HepB-alum) em indivíduos sem resposta vacinal anterior (grupo A) e uma resposta em 100% de PVHIV que nunca tinham sido vacinados (grupo B). 

Os resultados de durabilidade foram apresentados no CROI 2025. 

inibidores de checkpoint

O estudo

O A5379 avaliou a imunogenicidade da vacina HepB-CpG em PVHIV em uso de terapia antirretroviral com contagem de linfócitos T-CD4 ≥100 células/mm³ e carga viral < 1000 cópias/mL. Os 561 participantes do grupo A foram randomizados para receber duas ou três doses do novo imunizante ou três doses de HepB-alum. Já os 74 participantes do grupo B receberam três doses de HepB-CpG. 

Ao final do estudo, com 18 meses de seguimento, entre os indivíduos do grupo A, 86,1% dos participantes que receberam duas doses de HepB-CpG, 97,2% dos que receberam três doses de HepB-CpG e 57,5% dos que receberam três doses de HepB-alum alcançaram soroconversão protetora. A proporção de pacientes que apresentou resposta protetora em algum momento, mas que, ao final do estudo, tinham títulos de anticorpos anti-HBs < 10 mUI/mL foi de 2,1% no grupo que recebeu três doses de HepB-CpG, de 10,7% nos que receberam duas doses desse imunizante e de 22,0% nos que receberam três doses de HepB-alum. 

Entre os que apresentaram títulos de anti-HBs > 1000 mUI/mL ao final do esquema vacinal em que foram alocados, todos, em todos os braços, apresentavam soroconversão protetora ao final do tempo de seguimento do estudo. 

Já no grupo B, com participantes sem história de vacinação prévia, 97,3% apresentaram soroconversão protetora. Somente 2 participantes não responderam à vacinação e esses estavam entre os indivíduos com menores títulos de anti-HBs ao término do esquema. 

Mensagem prática 

O conjunto de resultados desse estudo demonstram respostas superiores de soroconversão pós-vacinação ao final do seguimento com a administração do novo imunizante HepB-CpG em relação ao atual HepB-alum, sendo melhor com o esquema com três doses.

Confira aqui as principais discussões do CROI 2025!

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Infectologia