Os resultados iniciais de estudos de profilaxia pré-exposição (PrEP) com lenacapavir mostraram-se promissores ao demonstrarem eficácia de 100% para evitar novas infecções por HIV em mulheres cisgênero. Considerando sua comodidade posológica e eficácia, cresce o interesse de seu uso em outras populações e contextos.
Historicamente, adolescentes vêm sendo excluídos de ensaios clínicos randomizados e as evidências de eficácia de antirretrovirais nessa população são, frequentemente, resultado de extrapolação de estudos em adultos. O estudo PURPOSE 1 é um dos primeiros a incluir voluntários na faixa etária de 16 e 17 anos. Os resultados de farmacocinética, eficácia e segurança, comparados com os encontrados na população adulta, foram apresentados em sessão no CROI 2025.
Estudo
O PURPOSE 1 avaliou a administração de lenacapavir SC a cada seis meses como PrEP em indivíduos entre 16 e 25 anos. Dos voluntários incluídos, 124 eram adolescentes, dos quais 56 foram randomizados para o grupo que recebeu lenacapavir. As concentrações séricas de lenacapavir foram semelhantes entre adolescentes e adultos.
O perfil de eventos adversos também foi semelhante entre as diferentes faixas etárias, sendo os mais frequentes (excetuando-se reações locais): cefaleia, infecção genitourinária por clamídia e infecção do trato urinário. Entre as reações locais, as mais comuns foram nódulos, dor e edema. Não houve nenhuma infecção por HIV no estudo, tanto em adolescentes, quanto em adultos.
Mensagem prática
Os resultados apresentados sustentam o lenacapavir como opção segura e eficaz de PrEP, inclusive em adolescentes, o que pode expandir a população elegível para essa modalidade de prevenção.
Confira aqui as principais discussões do CROI 2025!
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.