Logotipo Afya
Anúncio
Infectologia10 março 2025

CROI 2025: DTG não interfere com níveis de anticoncepcionais

Os resultados de um estudo avaliando o potencial efeito de DTG sobre os níveis séricos hormonais de implante de LNG e DMPA foram apresentados no CROI 2025. 

Uma das grandes preocupações nos cuidados de pessoas que vivem com HIV (PVHIV) é o potencial de interações medicamentosas, que podem interferir tanto com a eficácias dos antirretrovirais quanto dos tratamentos concomitantes. 

Na prática clínica, o uso de anticoncepcionais hormonais é bastante difundido e estudos em relação a seu potencial interação com antirretrovirais são escassos. Nesse sentido, o uso de levonorgestrel e medroxiprogesterona são comumente utilizados por mulheres em idade fértil em uso de terapia antirretroviral (TARV), incluindo dolutegravir (DTG). 

Os resultados de um estudo avaliando o potencial efeito de DTG sobre os níveis séricos hormonais de implante de levonorgestrel (LNG) e acetato de medroxiprogesterona de depósito (DMPA) foram apresentados no CROI 2025. 

Suplementação de cálcio para gestantes no SUS 

Metodologia

Trata-se de um estudo não-randomizado, aberto, de fase 4 conduzido em Botswana, com mulheres PVHIV em uso de DTG e mulheres sem infecção por HIV que iniciaram LNG ou DMPA. Concentrações hormonais foram dosadas antes do início de anticoncepcional e a cada 2 – 4 semanas e curvas de Pk tempo-concentração de LNG com 24 semanas e de DMPA com 12 semanas foram calculadas e comparadas entre as mulheres em uso de TARV e as que não apresentavam infecção pelo HIV. 

Não houve diferença entre os níveis de DTG antes ou depois do início de LNG ou de DMPA. Ambos os anticoncepcionais hormonais foram bem tolerados, sem gestações indesejadas e sem eventos adversos graves. Os níveis de progesterona endógena estavam suprimidos (<0.7 nmol/L) em 93% no grupo que usava DTG vs. 78% nas mulheres sem HIV após 24 semanas com o implante de LNG (p = 0,09) e em 94% no grupo que usava DTG vs. 87% nas mulheres sem HIV após 12 semanas de DMPA (p = 0,35). 

Considerações finais 

Portanto, esse estudo mostrou que não há interação significativa entre DTG e levonorgestrel e medroxiprogesterona e que essas são opções seguras e eficazes de contraceptivos em mulheres vivendo com HIV em idade fértil. 

Confira aqui as principais discussões do CROI 2025!

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Infectologia