Logotipo Afya
Anúncio
Infectologia11 maio 2023

Boletim da Fiocruz confirma que VSR causou aumento de internações pediátricas

Apesar do aumento no número de casos reportados, com crescimento das infecções em 11 capitais, o boletim indica uma queda no longo e curto prazo em nível nacional.

Divulgado no último dia 03, o Boletim do Infogripe da Fiocruz indicou aumento no número de casos do Vírus Sincicial Respiratório (VSR) entre crianças, 48,6% dos casos de internação por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) tiveram causa confirmada como infecção pelo VSR. A análise é referente a dados coletados entre os dias 16 e 22 de abril. A hipótese da relação com VSR já havia sido levantada há algumas semanas.

Gripe: aumentam casos de internações pediátricas e Fiocruz relaciona com VSR

Gripe: aumentam casos de internações pediátricas e Fiocruz relaciona com VSR

Demais dados 

Na população adulta ocorreu um aumento dos casos ligados a Influenza A e B, mas as infecções pelo SARS-Cov-2 ainda é predominante. O vírus causador da covid-19 também continua afetando a população infantil (29,5% dos casos de SRAG). 

Para o coordenador do Infogripe, o pesquisador Marcelo Gomes: “embora para o VSR ainda não tenhamos vacina disponível, levar as crianças para tomar as vacinas contra a gripe e contra a covid-19 reduz a chance de as crianças terem problemas respiratórios por esses outros vírus que também são perigosos. Isso diminui a própria exposição das nossas crianças ao sincicial nos hospitais e postos de saúde”. 

Crescimento e tendência 

Apesar do aumento no número de casos reportados, com crescimento das infecções em 11 capitais, o boletim indica uma queda no longo (seis semanas) e curto prazo (três semanas) em nível nacional. 

Considerando 2023, o SARS-Cov-2 ainda é o principal responsável pelos casos de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (44%), com o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) vindo logo atrás com 37%, seguido das Influenza A e B (4% cada).

*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Saúde