Na última semana, o Reino Unido anunciou a primeira aprovação do mundo da vacina contra a Covid-19 produzida pela Pfizer com a BioNTech: a BNT162b2. A vacinação se inicia nesta terça-feira, 8, com prioridade para os profissionais de saúde e idosos.
O registro aconteceu com um processo de submissão contínua dos dados, parecido com o estabelecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com tecnologia baseada em RNA mensageiro (mRNA), a vacina demonstrou, até o momento, cerca de 95% de eficácia.
No último dia 1º, a Pfizer havia feito a solicitação de registro na Europa. A farmacêutica também já fez o pedido em outros países, como Estados Unidos, Canadá e Índia.
No Brasil, apesar de ser uma das quatro vacinas em testes, o Governo Federal não fechou contrato, até o momento, para parceria: tanto para aquisição quanto para produção no país. Uma dificuldade apontada é o armazenamento e transporte das doses, que precisam estar a -70º C.
Vacinação contra a Covid-19
Antes do Reino Unido, apenas a Rússia já havia feito o registro de uma vacina contra o SARS-CoV-2: a Sputnik V, vacina estudada e produzida no país, mas que ainda está em fase de testes. Até o momento, cerca de 100 mil pessoas já foram imunizadas no país, que anunciou uma nova leva de vacinação para esta semana, a partir do dia 10.
Com a primeira aprovação da vacina da Pfizer, outros países entraram na corrida para iniciar a imunização. O país asiático Bahrein foi o segundo a registrar aBNT162b2. A Bulgária anunciou que também adquiriu doses da mesma vacina e espera iniciar a vacinação até o final de dezembro.
Leia também: Entre liberações e interrupções: como funcionam os ensaios clínicos de vacinas?
Em fase final de testes, a Coronavac é outra vacina que deve começar a ser distribuída ainda este mês. O ministro de saúde da Turquia anunciou que a imunização no país começará no próximo dia 11, com a vacina produzida pela empresa chinesa Sinovac. A prioridade será para agentes sanitários.
Situação no Brasil
No Brasil, o Governo do Estado de São Paulo, que possui parceria com a Sinovac para 46 milhões de doses, anunciou que os resultados da terceira fase de estudo da vacina chinesa devem ser divulgados ainda esta semana. Além deles, o plano de vacinação estadual já está pronto e o cronograma deve ser anunciado ainda hoje, 7.
A expectativa é iniciar a imunização em janeiro, com prioridade para profissionais de saúde e pessoas acima de 50 anos. Vale lembrar, porém, que o produto precisa ser aprovado pela Anvisa antes do início da distribuição. Até o momento, nenhuma vacina contra a Covid-19 possui registro no país.
Para além de São Paulo, o Governo Federal divulgou, na última semana, uma prévia do plano de vacinação para o país. Até o momento, apenas quatro fases estão previstas para o primeiro semestre de 2021, por meio das parcerias com a vacina de Oxford (100,4 milhões de doses) e com a Covax Facility (42,5 milhões), da Organização Mundial da Saúde.
*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED
Referências bibliográficas:
- Calendário da vacinação contra a Covid pelo mundo: veja cronograma dos primeiros países a vacinarem. portal G1. https://g1.globo.com/bemestar/vacina/noticia/2020/12/05/calendario-da-vacinacao-contra-a-covid-pelo-m
- Bahrein é segundo país a aprovar vacina Pfizer contra a covid-19. Correio Brasiliense. https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2020/12/4893209-bahrein-e-segundo-pais-a-aprovar-vacina-pfizer-contra-a-covid-19.html
- Turquia começará vacinação com Coronavac em 11 de dezembro. https://saude.ig.com.br/coronavirus/2020-12-02/turquia-comecara-vacinacao-com-coronavac-em-11-de-dezembro.html
- Reino Unido aprova vacina da Pfizer e BioNTech e anuncia que iniciará aplicação na próxima semana. Portal G1. https://g1.globo.com/bemestar/vacina/noticia/2020/12/02/reino-unido-anuncia-que-iniciara-vacinacao-contra-covid-na-proxima-semana.ghtml
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.