Logotipo Afya
Anúncio
Ginecologia e Obstetrícia27 novembro 2021

Whitebook: candidíase

Em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook Clinical Decision falaremos sobre a apresentação clínica da candidíase.

Por Carol Meneses

Publicamos no portal esta semana uma matéria sobre um novo tratamento para a candidíase. Assim, em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook Clinical Decision vamos falar sobre a apresentação clínica dessa doença.

Baixe agora gratuitamente o Whitebook e tenha tudo sobre todas as condutas médicas, na palma da mão!

Este conteúdo deve ser utilizado com cautela, e serve como base de consulta. Este conteúdo é parte de uma conduta do Whitebook e é destinado a profissionais de saúde. Pessoas que não estejam neste grupo não devem utilizar este conteúdo.

Anamnese da candidíase

Quadro clínico:

  • O sintoma mais comum é o prurido vulvar e/ou vaginal;
  • Queimação, leucorreia grumosa esbranquiçada;
  • Dor e irritação vulvares também são comuns, além de disúria externa;
  • A intensidade dos sinais e sintomas variam de leve a grave, exceto em mulheres com cândida não albicans, que tendem a ter achados clínicos leves ou mínimos.

Fatores de risco:

  • Diabetes mellitus;
  • Uso de antibióticos;
  • Aumento do estrogênio;
  • Imunossupressão;
  • Genética;
  • Dispositivos contraceptivos: Esponjas vaginais, diafragmas e dispositivos intrauterinos têm sido associados à candidíase vulvovaginal, mas não de forma consistente.

Exame Físico

O exame físico da genitália externa, vagina e cérvix frequentemente revela eritema da mucosa vaginal, bem como edema e eritema vulvar. Pode haver escoriação vulvar e fissuras.

A leucorreia pode ou não ocorrer. Quando ocorre, é classicamente esbranquiçada, grumosa, aderente e com aspecto de “leite coalhado”, sem odor. O colo do útero geralmente parece normal.

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica. Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

 

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Ginecologia e Obstetrícia