Uma revisão sistemática com meta-análise publicada pela Cochrane Collaboration em 18 de setembro de 2025, avaliou o efeito da suplementação de cálcio previamente à gestação e o seu impacto sobre a prevenção de desfechos hipertensivos durante a gestação, maternos e neonatais.
Com uma busca ampla, a revisão incluiu ensaios clínicos randomizados com mulheres não grávidas ou no início da gravidez, comparando a suplementação de cálcio vs placebo ou cuidado habitual. Como desfecho foram avaliados diagnóstico de pré-eclâmpsia (PE), perda gestacional e perinatal, morte materna, nascimento pré-termo, entre outros. O risco de viés foi avaliado pelo RoB 2 e a qualidade da evidência pelo GRADE.
De 14.903 artigos identificados na triagem, somente 1 artigo foi considerado para análise por ser um ECR. Os autores concluíram que o cálcio provavelmente causa pouca ou nenhuma diferença nos desfechos de pré-eclâmpsia ou perda gestacional em qualquer idade gestacional, pré-eclâmpsia isolada, perda gestacional isolada, parto prematuro antes de 37 semanas. Em resumo, a suplementação de cálcio antes da concepção não mostrou benefício claro na prevenção de pré-eclâmpsia ou perda gestacional.
Autoria
Sérgio Okano
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.