Segundo a Organização Mundial de Saúde, a principal causa de morbidade e mortalidade materna e fetal é a pré-eclâmpsia/eclâmpsia. No Brasil a eclâmpsia tem uma prevalência de 5,2 casos em 1000 nascidos vivos, variando de 2,2:1000 em áreas mais desenvolvidas a 8,3:1000 naquelas áreas menos desenvolvidas.
Por isso, maneiras para evitar pré-eclâmpsia/eclâmpsia e parto prematuro tem sido estudada por diversos pesquisadores ao redor do mundo.
Metformina para prolongar gestação pré-termo
Recentemente, foi publicado um ensaio clínico randomizado duplo-cego no British Medical Journal (BMJ), com o objetivo de avaliar o uso da metformina de liberação estendida em pacientes com risco de parto pré-termo devido à pré-eclâmpsia.
Participaram do estudo 180 mulheres com pré-eclâmpsia entre 26 + 0 a 31 + 6 semanas de gestação, 90 gestantes foram randomizadas para o uso de metformina de liberação estendida na dose de 03g/dia e 90 gestantes entraram no grupo que receberam placebo.
Leia também: Gestante com diagnóstico de pré-eclâmpsia: quando realizar o parto?
Conclusões
De acordo com os autores, as pacientes que receberam o fármaco estenderam a gestação em uma semana quando comparado com o grupo placebo. Estudos em animais mostraram que a metformina tem potencial de melhorar a invasão trofoblástica, diminuindo o estresse oxidativo do tecido placentário, podendo ser uma droga usada nas pacientes com risco de pré-eclâmpsia precoce.
Porém, mais estudos são necessários para que essa recomendação faça parte dos protocolos institucionais. Cluver termina seu artigo destacando que possivelmente o uso de metformina nessas pacientes diminuiria a internação dos recém-nascidos em unidades de terapia intensiva neonatal.
Mais da autora: O uso de ácido acetilsalicílico na prevenção da pré-eclâmpsia
Referências bibliográficas:
- Cluver C A, Hiscock R, Decloedt E H, Hall D R, Schell S, Mol B W et al. Use of metformin to prolong gestation in preterm pre-eclampsia: randomised, double blind, placebo controlled trial BMJ 2021; 374 :n2103 doi: 10.1136/bmj.n2103
- Peraçoli JC, Borges VT, Ramos JG, Cavalli RC, Costa SH, Oliveira LG, et al. Pré-eclâmpsia/eclâmpsia. São Paulo: Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo); 2018. (Protocolo Febrasgo – Obstetrícia, nº 8/Comissão Nacional Especializada em Hipertensão na Gestação).
- Folha informativa: mortalidade materna. Organização Mundial de Saúde – OMS, 2020. https://www.paho.org/pt/node/63100
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.