Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
Nos consultórios de atenção básica, bem como os de urgência/emergência, queixas de dor pélvica, dismenorreia intensa, dispaurenia, massas anexiais e infertilidade são relativamente comuns. Nesse sentido, cabe ao médico iniciar devidamente a investigação para melhor definição diagnóstica. Uma das hipóteses que devem ser levantadas nesses casos é a endometriose, doença que pode inclusive aumentar o risco de câncer de ovário. Morbidade que consiste na implantação de tecido endometrial de forma ectópica. A partir disso, qual seria o melhor método complementar que posso solicitar nesse momento?
Como diagnosticar a endometriose
Há de consideramos, a princípio, que o padrão ouro no diagnóstico da endometriose é a inspeção laparoscópica seguida da confirmação histológica. Entretanto, há uma utilização considerável de outros exames complementares, entre eles: a ressonância nuclear e a ultrassonografia via vaginal. Ressaltando que neste último, acrescenta-se um preparo intestinal que melhora a acurácia dos diagnósticos.
Leia mais: Existe uma maneira melhor de diagnosticar a endometriose?
A diferença no preparo está em permitir uma melhor visualização das estruturas anexiais e do retossigmoide. Nesse sentido, as características ultrassonográficas são: espessamento linear hipoecogênico ou nódulos/massas com ou sem contornos regulares. Além disso, os locais que apresentam maior frequência de tecido endometrial ectópico são os ovários e depois o peritônio pélvico.
Ultrassonografia x Ressonância Magnética
Ressaltamos que a ultrassonografia com preparo pode e deve ser o primeiro exame a ser solicitado dado a sua facilidade de acesso e baixo custo. Além disso, é um método acurado e efetivo na detecção da endometriose. Em comparação à ressonância magnética, o custo-benefício da ultrassonografia é maior, devendo a RNM estar reservado a casos mais específicos.
É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.