Logotipo Afya
Anúncio
Ginecologia e Obstetrícia11 junho 2018

Endometriose pode aumentar risco de câncer de ovário

Em novo artigo do Obstetrics & Gynecology, publicado em junho, pesquisadores avaliaram os riscos de câncer de acordo com o tipo de endometriose.

Por Vanessa Thees

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

endometriose pode causar inflamação, dor pélvica, dismenorreia, relações sexuais dolorosas e infertilidade em aproximadamente 10% das mulheres em idade reprodutiva. Em novo artigo do Obstetrics & Gynecology, publicado em junho, pesquisadores avaliaram também os riscos de câncer.

A base populacional do estudo foi de mulheres com endometriose do Registro de Altas do Finnish Hospital, na Finlândia, entre 1987 a 2012 (n = 49.933); os subtipos de endometriose ovariana (n = 23.210), peritoneal (n = 20.187) e de infiltração profunda (n = 2.372) foram analisados separadamente. Dados sobre cânceres ginecológicos foram obtidos do registro nacional.

LEIA MAIS: Existe uma maneira melhor de diagnosticar a endometriose?

consulta anamnese

Endometriose e risco de câncer

A endometriose foi associada a um aumento do risco de câncer de ovário (razão de incidência: 1,76 [IC de 95%: 1,47 a 2,08]), especialmente com o tipo histológico endometrioide (3,12 [2,15 a 4,38]) e células claras (5,17 [3,20 a 7,89]) e em menor grau com o tipo seroso (1,37 [1,02 a 1,80]). O risco de câncer de ovário foi maior entre mulheres com endometriose ovariana e especialmente para câncer de ovário do tipo endometrioide (4,72 [2,75 a 7,56]) e células claras (10,1 [5,50 a 16,9]), ocorrendo 5 a 10 anos após a cirurgia.

O risco global de câncer de ovário não foi maior entre as mulheres com endometriose peritoneal e infiltração profunda. No entanto, a endometriose peritoneal foi associada a um aumento de duas vezes no risco de histologia endometrioide.

Para os autores, reconhecer o risco de câncer de ovário é importante quando se planeja o manejo em longo prazo de mulheres com endometriose.

LEIA MAIS: Manuseio farmacológico da endometriose – um desafio na Ginecologia

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Ginecologia e Obstetrícia