Logotipo Afya
Anúncio
Geriatria4 julho 2024

Caso clínico: paciente idoso com queixa de “cabeça vazia”

Paciente masculino, 88 anos com queixa de sensação de tontura, “cabeça vazia”, algumas vezes com relação com o ato de se levantar.
Por Livia Capuxim

Paciente masculino, 88 anos, viúvo, aposentado, possui ensino superior (faculdade de Direito), ex-tabagista 30 maços x ano, pilates 3x/semana. Independente para atividades básicas de vida diária. Mora com o filho e tem ajuda dele para a parte financeira, apenas pela questão de comodidade (resolver pela internet). 

Marcou consulta com médico geriatra por queixa de tontura. Relata que já passou por diversos médicos com a mesma queixa, sem melhora. Relata que há cerca de um ano e meio começou com sensação de tontura, “cabeça vazia”, algumas vezes com relação com o ato de se levantar, de forma intermitente. Outras vezes caracteriza como sensação de desequilíbrio. 

Possui como comorbidades: HAS, ansiedade, HPB, em investigação de amiloidose. Em uso regular de: losartana 50mg 2x/dia, anlodipino 5mg 1x/dia, sertralina 50mg 1x/dia, rosuvastatina 10mg 1x/dia, tansulosina 0,4mg 2x/dia, dutasterida 0,5mg 1x/dia. 

Ao exame: paciente lúcido e orientado, normocorado, anictérico, acianótico, eupneico em ar ambiente. PA 149x66mmHg (em pé 118x61mmHg) Fc 62bpm SO2 99%. Restante do exame físico sem alterações dignas de nota. 

Foi optado por suspender a tansulosina (em conjunto com o urologista), com melhora completa da sensação de tontura/desequilíbrio descrita pelo paciente. Além de orientações sobre hipotensão postural.  

Veja também: Caso clínico: Cefaleia pós-cesariana

Idoso com queixa de tontura

Hipótese diagnóstica

A tansulosina é um antagonista dos receptores alfa-1- adrenérgicos. Ao se fixar nos receptores alfa-1 pós-sinápticos, principalmente nos subtipos alfa- 1A e alfa-1D, de maneira seletiva e competitiva, promove o relaxamento da musculatura lisa prostática e uretral. Ela pode diminuir a pressão arterial pela redução da resistência vascular periférica. Pode ter como reação adversa a tontura e a hipotensão ortostática.  

Muitos pacientes idosos são mais sensíveis às medicações. Em cada consulta, o ideal é sempre reavaliar as medicações em uso. No caso descrito, o paciente já tinha uma hipotensão postural (que pode ser explicada pela amiloidose em investigação), que piorou com a tansulosina. E sensação de tontura descrita pelo paciente (nem sempre era postural) provavelmente foi uma reação adversa, que se resolveu com a suspensão do medicamento. 

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo