Logotipo Afya
Anúncio
GastroenterologiaJUN 2018

Constipação induzida por opioide: qual é a melhor estratégia?

As terapias farmacológicas para tratar a constipação induzida por opioides estão disponíveis, mas qual é a melhor estratégia? Em novo artigo do BMJ, pesquisadores realizaram uma revisão sistemática e meta-análise de rede para abordar essa questão.
Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos. As terapias farmacológicas para tratar a constipação induzida por opioides estão disponíveis, mas qual é a melhor estratégia? Em novo artigo do British Medical Journal (BMJ), publicado em maio, pesquisadores realizaram uma revisão sistemática e meta-análise de rede para abordar essa questão. As bases utilizadas para o estudo foram MEDLINE, EMBASE, EMBASE Classic e o registro central da Cochrane até dezembro de 2017 para identificar ensaios clínicos randomizados de terapias farmacológicas no tratamento de adultos com constipação induzida por opioides. LEIA MAIS: evitando a depressão respiratória por opioides No total, 27 estudos de terapias farmacológicas, contendo 9.149 pacientes, foram identificados. Na análise primária, usando falha para alcançar uma média de ≥ 3 evacuações por semana com um aumento de ≥ 1 evacuação por semana em relação ao valor basal ou uma média de ≥ 3 evacuações por semana para definir a não-resposta, a meta-análise classificou a naloxona em primeiro lugar em termos de eficácia e segurança (RR = 0,65; IC de 95%: 0,52 a 0,80, P = 0,84). Quando a não-resposta à terapia foi definida usando falha para alcançar uma média de ≥ 3 evacuações por semana, com um aumento de ≥1 evacuação por semana em relação aos valores basais, a naldemedina apareceu em primeiro lugar (RR = 0,66; IC 95%: 0,56 a 0,77, P = 0,91), seguido do alvimopan (RR = 0,74; IC 95%: 0,57 a 0,94, P = 0,71). Pelos achados, os pesquisadores concluíram que a naloxona e a naldemedina parecem ser os tratamentos mais eficazes para a constipação induzida por opioides, sendo a naloxona o mais seguro desses agentes. Acesse mais de 900 modelos de prescrição para uma rotina médica mais prática. Baixe aqui o Whitebook. *Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED Referências:
  • Luthra P, Burr NE, Brenner DM, et al Efficacy of pharmacological therapies for the treatment of opioid-induced constipation: systematic review and network meta-analysis Gut Published Online First: 05 May 2018. doi: 10.1136/gutjnl-2018-316001
Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo