Apesar de os estudos clínicos (especialmente os ensaios controlados e randomizados – ECR) serem de fundamental importância para o conhecimento médico, conduzir ECR onde a intervenção e o controle são fundamentalmente diferentes, apresenta desafios. Esse é o caso de estudos que comparam intervenções cirúrgicas com tratamentos não cirúrgicos.
Esse é um estudo inserido no trabalho preparatório LightBAR, um ECR a ser conduzido na Dinamarca e Reino Unido entre 2024 e 2027, com objetivo de comparar intervenção intensiva para perda de peso com cirurgia bariátrica em obesos graves. Compreender a dinâmica de recrutamento neste contexto é crucial para garantir a viabilidade do estudo e avaliar se a intervenção intensiva pode servir como uma alternativa viável e menos invasiva à cirurgia. Este estudo acrescenta novos insights sobre os desafios de recrutamento para ECR que comparam tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos para perda de peso e explora como os pacientes em lista de espera para cirurgia bariátrica percebem a randomização.
Metodologia
Os participantes que preencherem os requerimentos para cirurgia bariátrica serão recrutados após encaminhamento para três dos cinco centros públicos de cirurgia bariátrica e perguntados se estariam dispostos a participar de um ensaio clínico no qual seriam randomizados para o programa intensivo de perda de peso (intervenção) ou cirurgia bariátrica (comparador).
O programa intensivo para perda de peso é uma intervenção de 104 semanas liderada por nutricionista que inclui doze semanas de substituição total da dieta (uma dieta hipocalórica de aproximadamente 800 kcal/dia, composta por shakes em pó e refeições), seguida por uma dieta saudável com baixo teor de energia e aumento da atividade física, podendo ser combinada com o uso de medicamentos para perda de peso.
Esse é um estudo qualitativo para explorar os fatores que influenciariam a disposição dos pacientes na lista de espera para cirurgia bariátrica de participarem em um ensaio clínico que envolve randomização dos pacientes para cirurgia bariátrica ou intervenção intensiva para perda de peso.
Saiba mais: Cirurgia bariátrica: qual é a melhor técnica? Sleeve ou Bypass?
Resultados encontrados e discussão
O grupo identificou quatro pontos: (1) ter esperado muito tempo pela cirurgia reduziu a disposição dos participantes de serem randomizados; (2) o custo dos medicamentos para perda de peso foi uma grande preocupação para os participantes; (3) os participantes estavam preocupados com o trabalho extra envolvido na participação no programa; e (4) os participantes ponderaram a eficácia e os potenciais efeitos colaterais negativos da cirurgia em comparação com os de um programa intensivo de perda de peso com base em crenças e experiências pessoais.
Conclusão
O achados podem auxiliar na concepção de abordagens para o recrutamento de participantes em futuros ensaios clínicos, particularmente aqueles com modalidades de tratamento diversas para perda de peso. Isso pode envolver a abordagem de temas existenciais na estratégia de recrutamento e a garantia de que os pacientes tenham tempo suficiente para tomar decisões sobre tratamentos que podem mudar suas vidas.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.