A doença renal crônica (DRC) é uma complicação comum em pacientes com diabetes mellitus tipo 2 (DM2). O tratamento da DRC secundária à DM2 avançou muito nos últimos anos, especialmente com o desenvolvimento de novas drogas capazes de retardar a progressão da doença renal e reduzir as complicações cardiovasculares.
Neste vídeo, a Dra. Tessa Laubscher e os Drs. George Bakris e Mikhail Kosiborod discutem a abordagem otimizada da DRC em um paciente com DM2 e proteinúria. O novo tripé do tratamento, que inclui o uso de bloqueador do receptor de angiotensina II (BRA), inibidor do cotransportador de sódio-glucose 2 (SGLT2) e antagonista não esteroidal seletivo do receptor mineralocorticoide (finerenona), é discutido frente aos resultados dos estudos FIDELIO-DKD e FIGARO-DKD. O papel da finerenona no paciente com DRC, DM2 e microalbuminúria é destacado e as indicações de tratamento amplamente debatidas.
Confira o vídeo a seguir:
Responda ao quiz abaixo e teste seus conhecimentos sobre o tema!
Ao abordar a polifarmácia em pacientes com DRC e DM2, o que deve ser considerado para minimizar os efeitos colaterais ao adicionar medicamentos?
ARevisar a lista de medicamentos de seu paciente e avaliar os ganhos da intervenção
BReduzir as doses dos medicamentos atuais
CIniciar todos os medicamentos ao mesmo tempo para maximizar os benefícios
DMaximizar as doses dos medicamentos atuais
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.