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Política Editorial e de Publicidade

Política Editorial
Sobre a Afya e o Portal
A Afya é o maior ecossistema de educação em saúde e soluções médicas do Brasil, além de ser a única empresa que se relaciona com o médico em todas as fases de sua carreira; da graduação à aposentadoria.
Nesse contexto, sempre houve uma preocupação de que os conteúdos oferecidos aos usuários em suas soluções fossem produzidos de forma a garantir os aspectos de confiança, abrangência e contextualização, essenciais para a qualidade e a aplicabilidade na prática médica.
Por isso, o Portal Afya tem como missão contribuir para que profissionais e estudantes de medicina brasileiros estejam sempre atualizados com as novidades mais relevantes sobre a área. Publicamos continuamente notícias, além de conteúdos sobre a prática clínica e a carreira médica em diversos formatos, como artigos, vídeos e podcasts.

Sobre nosso conteúdo
Diariamente, médicos lidam com uma grande responsabilidade ao tomar decisões que impactam a vida de seus pacientes. Decisões que muitas vezes precisam ser feitas de forma rápida e assertiva.
Por isso, nosso foco é oferecer informações que apoiem os médicos nessas decisões, oferecendo segurança, integridade e aplicabilidade.
Tendo isso em vista, compreendemos que para garantir que a informação seja segura, íntegra e prática, é preciso ter um processo de curadoria, produção e revisão dessas informações, antes que elas estejam disponíveis para consulta e leitura dos médicos.
Assim, nossos conteúdos são desenvolvidos considerando três atributos principais, são eles:

Confiança: que diz respeito à atualidade, uso de referências fortes, rigor técnico e precisão;
Abrangência: tem como objetivo garantir uma cobertura ideal do fluxo de trabalho do médico e dos temas de interesse;
Contextualização: visa entregar os conteúdos nos formatos mais adequados, favorecendo sua aplicabilidade.

Sobre nosso time editorial
A Afya conta um time de especialistas médicos, editores médicos e profissionais de edição totalmente dedicados a pesquisar e selecionar as melhores referências dentro de cada especialidade e produzir conteúdos de apoio à decisão e prática clínica que possam ser consultadas de forma segura, a qualquer momento e de qualquer lugar.
Esse time é responsável por monitorar e analisar estudos, atualizações de diretrizes e novidades em condutas, produzir conteúdos com aplicação prática a partir deles, revisar esses conteúdos e liberá-los para utilização do médico a partir das nossas soluções.
Ele é formado por mais de 100 médicos especialistas e 40 profissionais da área editorial, dentre os quais estão:

Ronaldo Gismondi (Médico Cardiologista, PhD), Editor-Chefe Médico;
Renato Bergallo (Médico de Família, MSc), Editor-Chefe de Medicina de Família e Comunidade;
Gustavo Balbi (Médico Reumatologista, Clínica Médica), Editor-Chefe de Clínica Médica;
Dolores Henriques (Médica Pediatra), Editora-Chefe de Pediatria;
Vinícius Zofoli (Médico, Clínica Médica e Medicina Intensiva), Editor-Chefe de Terapia Intensiva;
Dayanna Quintanilha (Médica, Clínica Médica), Especialista Médica;
Geisa Lucho (Farmacêutica), Especialista em Farmácia.

A equipe conta também com editores associados e médicos especialistas que produzem e revisam o nosso conteúdo.

Sobre o nosso processo editorial
Diante do desafio de oferecer o melhor conteúdo para a atualização e a tomada de decisão do médico, nossa atuação está pautada não apenas na seleção de uma equipe de excelência, mas em estabelecer processos que garantam uma entrega de qualidade. Isso significa oferecer informações nas quais os médicos possam confiar, que atendam a uma ampla gama de situações e que possam ser acionados a qualquer tempo e de qualquer lugar.
Esses processos foram estruturados com base nas melhores práticas de mercado, adaptados às necessidades específicas do nosso negócio, e são constantemente monitorados e aprimorados.
A seguir, trazemos uma visão geral das principais etapas desse processo:

4.1 Portal Afya
Seleção de eventos, pautas, estudos e diretrizes que serão abordados (por um editor, conteudista e/ou equipe editorial);
A sugestão é validada pelos editores-chefes médicos e entram no controle de pautas a serem abordadas;
Atribuição das pautas a especialistas (conteúdos técnicos) ou jornalistas (notícias) para produção;
Aprovação e revisão dos conteúdos técnicos pelos editores-chefes e/ou editores associados;
Revisão ortográfica e padronização;
Agendamento e publicação do conteúdo no Portal Afya.

Critérios de aprovação para a publicação de conteúdos
Todos os conteúdos produzidos e veiculados nas soluções da Afya precisam atender aos seguintes critérios:
1. Ser cientificamente embasados e pautados em referências que se utilizam de métodos científicos, a saber:
a. Referências mais atuais sobre o tema; e
b. Referências que apresentam as melhores evidências (nível de evidência avaliado a partir do tipo de estudo apresentado, metodologia utilizada, quantas pessoas envolveu, qual a população estudada).
2. Revisados por pares, ou seja, por outros médicos especialistas;
3. Ter como foco a aplicação dessas informações no contexto local, brasileiro;
4. Garantir que as informações mais relevantes para o contexto prático estejam presentes no conteúdo;
5. Qualquer potencial conflito de interesse dos conteudistas médicos deve ser identificado e sinalizado, de forma que possíveis influências externas (de caráter profissional, financeiro, familiar, político ou pessoal) sejam dirimidas pelo rigor do processo de produção (revisões, adequações) e devidamente informadas ao usuário final;
6. Não pode conter nenhum tipo de informação que esteja em desacordo com o Código de Ética da Afya;
7. Ater-se a uma apresentação de aspectos técnicos, sem vieses político-partidários.

Sobre os nossos tipos de conteúdo
Os conteúdos veiculados no Portal Afya têm como objetivo oferecer aos médicos a possibilidade de se atualizarem em suas especialidades de forma segura e prática. Esses conteúdos trazem um resumo sobre os principais estudos, novas diretrizes, atualizações de condutas e novidades que podem ter algum impacto na prática médica.
Disponibilizamos ao médico uma curadoria de publicações e discussões atuais e relevantes em diversas especialidades para que, a partir disso, possa decidir em quais temas precisa ou deseja se aprofundar.
Com exceção dos nossos conteúdos jornalísticos, todos os demais, de caráter técnico, são produzidos por médicos.
Todos os conteúdos passam por um processo que vai desde a seleção do tema, estudo ou pauta a ser abordado, até a entrega do texto final.
Os nossos principais tipos de conteúdo são:
Notícias e conteúdos jornalísticos: matérias, geralmente em formato de texto e produzidas pelo nosso time de jornalistas. Possuem caráter informativo, são produzidas a partir da apuração de novidades monitoradas pelo time de jornalistas do Portal, com verificação de fonte e veracidade de informação (publicação em portais oficiais de órgãos governamentais, instituições e sociedades médicas) e apuração de relevância com time de especialistas médicos.
Conteúdos sobre estudos, diretrizes e atualizações de condutas: conteúdos (que podem ser produzidos em formatos de texto, áudio e vídeo) que apresentam de forma resumida, estruturada e objetiva o que de mais recente foi publicado de estudos científicos, novas diretrizes e atualizações de condutas. A seleção dos estudos, diretrizes e condutas a serem apresentados no Portal acontece a partir de um monitoramento feito pelo time editores médicos e especialistas e sistematizado pelo nosso time editorial.
Estudos: conteúdos que versam sobre artigos científicos, apresentando de forma resumida os objetivos do estudo, a metodologia, os resultados e mensagens práticas, com considerações sobre o estudo que trazem os pontos mais relevantes e impactos futuros para a prática médica.
Diretrizes: conteúdos sobre atualizações de diretrizes de sociedades e entidades médicas, brasileiras e estrangeiras, com informações sobre o(s) estudo(s) no(s) qual(is) a nova diretriz se baseia. Esses conteúdos apresentam uma visão resumida sobre a mudança, apresentando a metodologia, os resultados e destacando as principais mudanças em relação às diretrizes até então existentes.
Condutas: conteúdos que tratam de uma temática (normalmente, uma doença ou síndrome, seu manejo, diagnóstico e tratamento) e que trazem uma revisão de evidências do que já existe de diretrizes e estudos sobre ele, buscando fazer um apanhado de referências que sustentam a prática. Esses conteúdos apresentam uma contextualização da temática (por que esse assunto é importante?), uma revisão das evidências existentes até então, o que ainda não se sabe sobre o tema e uma mensagem final, que resume as implicações do que foi apresentado na prática médica.
Congressos: nossa equipe editorial e de editores médicos faz, todos os anos, uma seleção dos principais congressos que irão acontecer, em diversas especialidades (especialmente as clínicas) e médicos conteudistas são escalados para a cobertura desses eventos, seja presencial ou remotamente. A equipe faz uma seleção das principais discussões, painéis e estudos da grade do congresso e são produzidos conteúdos, em formatos diversos (texto, audiovisual) que podem ser tanto notícias, quanto revisões, estudos e diretrizes. O objetivo desses conteúdos produzidos a partir da cobertura dos congressos é oferecer aos médicos um apanhado do que de mais importante foi discutido nos eventos e atualizá-lo sobre novas diretrizes e estudos que têm impacto em sua prática.
Conteúdos referentes a outros produtos do grupo Afya: além dos tipos já listados, produzimos também conteúdos que fazem referência a produtos da Afya, que seguem os mesmos critérios de aprovação que todos os outros publicados no Portal. Por fazerem parte do mesmo grupo, estes conteúdos não são sinalizados como patrocinados ou de parceiros. Isso se estende, mas não se limita, aos blogs dos produtos e eventual reprodução de conteúdo de plataformas pertencentes ao grupo Afya. A Afya se reservam o direito de divulgar estes produtos conforme os Termos de Uso.
Conteúdos patrocinados ou de parceria: os conteúdos patrocinados ou de parceria são aprovados internamente, de acordo com nossa política de patrocínio e publicidade (abaixo). As pautas seguem os mesmos critérios de seleção de temas e aprovação que todos os outros publicados no Portal Afya, sendo submetidos a um editor médico. Ainda assim, não há vínculo entre o produto ou serviço e a Afya e as parcerias não significam um endosso de qualquer uma das partes.
Anúncios: mantemos uma separação entre os anúncios e nosso conteúdo editorial. Não endossamos nenhum produto ou serviço anunciado em nosso Portal, mas buscamos nos aliar a empresas que compartilham a nossa missão. Para mais informações, consulte nossa Política de Patrocínio e Publicidade (abaixo).

Sobre as principais referências e fontes primárias que utilizamos
Para garantir a atualidade, segurança, integridade e aplicabilidade de nosso conteúdo, escolhemos cuidadosamente nossas fontes e referências bibliográficas a partir de:
Sociedades e entidades responsáveis pela definição de diretrizes e protocolos adotados nacional e internacionalmente. Elas incluem, mas não se restringem a:
Sociedades brasileiras e internacionais de especialidades médicas.
Ministério e secretarias de saúde brasileiros.
Organização Mundial da Saúde.
Órgãos regulatórios nacionais (Anvisa) e internacionais (FDA, EMA).
Institutos de pesquisa científica de alta reputação.
Obras de referência reconhecidas e amplamente adotadas pela comunidade médica brasileira.
Publicações científicas revisadas por pares e indexadas.
Política de Patrocínio e Publicidade
O Portal Afya é financiado por subvenções, anúncios e conteúdos patrocinados, que nos permitem manter uma equipe de jornalistas e médicos dedicados a garantir que traremos sempre para os nossos leitores conteúdo atual, relevante e baseado em evidências. É importante frisar que, independentemente de patrocínio ou subvenção, nossos conteúdos são isentos e imparciais, considerando que todos os conteúdos seguem o mesmo processo de produção, aprovação e publicação.

Patrocínio e Publicidade
Patrocínios incluem a publicação de conteúdo em diferentes formatos (texto, áudio e/ou vídeo).
Publicidade inclui a veiculação de anúncios publicitários, em diversos formatos, como banners e links.
Todo conteúdo patrocinado ou produzido em parceria com outros veículos é identificado por um header (cabeçalho) que apresenta a informação de “Conteúdo Patrocinado” e apresenta a marca do parceiro comercial que está oferecendo tal conteúdo, além de um disclaimer no início da publicação, abaixo do título, que reforça a identificação do conteúdo como patrocinado e faz nova menção ao parceiro.
Apesar de conteúdos patrocinados passarem pelos mesmos processos de produção e aprovação dos demais conteúdos, sua publicação não implica em um endosso ao patrocinador, seus produtos ou serviços. O mesmo se aplica aos anúncios veiculados em nosso Portal e demais plataformas da Afya.
Não publicamos conteúdo patrocinado que promova ou recomende o uso de medicamentos, produtos ou serviços terapêuticos comerciais. Isso é permitido apenas a anúncios publicitários, desde que de acordo com nossas políticas.
Nos reservamos o direito de aceitar ou rejeitar qualquer conteúdo patrocinado ou publicidade. Alguns fatores que implicam em rejeição imediata:
Promoção de atividade, produto ou serviço ilegal e/ou vedadas à comunidade médica e de profissionais de saúde, de acordo com a legislação vigente no território brasileiro, tais como uso de processos e produtos terapêuticos não reconhecidos em território nacional, prescrição de tratamentos sem avaliação prévia de cada paciente, uso off label de medicamentos etc.
Promoção de atividade, produto ou serviço potencial ou comprovadamente fraudulento, ainda que não explicitamente ilegal.
Promoção de atividade, produto ou conteúdo que possa concorrer direta ou indiretamente com os produtos da Afya, tais como portais de conteúdos de atualização voltados à comunidade médica, portais e/ou soluções de Educação Médica Continuada, apps de apoio à decisão clínica etc.
Conteúdos que promovam a violência e/ou discriminação, baseada em questões de cor, gênero, religião, orientação sexual, nacionalidade, entre outros.
Conteúdo que infrinja o direito autoral de terceiros, tais como cópias não autorizadas, utilização ou reprodução de imagens ou textos sem autorização do autor, sejam elas marcas, réplicas e/ou falsificações.
Conteúdos que contenham ou direcionam a arquivos com vírus, programas ou códigos que possam danificar dados, informações ou o funcionamento de outros computadores.
Conteúdos que contenham ou direcionem para páginas que não ofereçam uma boa experiência do usuário, tais como páginas “quebradas”, com problema de carregamento etc.
Conteúdos que falsifiquem, omitam ou simulem endereços de IP’s, de rede ou de correio eletrônico, na tentativa de ocultarem a identidade e/ou autoria dos transgressores.
Promoção de atividades, produtos ou serviços que possam provocar dano ao usuário ou sua família, de forma a expor a sua vulnerabilidade, independente se é dano físico ou mental.
Conteúdo pornográfico, erótico, obsceno ou sexualmente explícito, sem finalidade única e exclusivamente para o exercício da atividade médica.
O conteúdo de todo material patrocinado ou publicitário é de responsabilidade do anunciante, que se compromete a cumprir todas as exigências legais e regulações vigentes.

Subvenção Educacional
Subvenções educacionais são um formato de apoio financeiro para projetos de educação médica independentes que visam manter, desenvolver ou aumentar o conhecimento, as habilidades e/ou o desempenho de um profissional da saúde.

Todo conteúdo subvencionado é devidamente identificado por um header (cabeçalho) que apresenta a informação de “Conteúdo Patrocinado” e apresenta a marca do parceiro comercial que está subvencionando tal conteúdo, além de um disclaimer no início da publicação, abaixo do título, que reforça a identificação do conteúdo como subvencionado e faz nova menção ao parceiro.
Conteúdos subvencionados são produzidos de forma independente pela Afya, seguindo o mesmo processo de produção e aprovação dos demais conteúdos, e não implicam em um endosso à(s) empresa(s) ou governo(s) que os apoiam financeiramente, seus produtos, serviços ou políticas.
O conteúdo de todo material subvencionado é de responsabilidade da Afya, e seguem as bases desta política editorial dos demais tipos de conteúdo produzido por ela.